|

Peter Norton desmonta (peça por peça) a ideia do carro high-tech

O historiador Peter D. Norton ficou conhecido nos Estados Unidos por revelar a incrível trama realizada pela indústria do automóvel no início do século 20 para que aquela inovação motorizada e assustadora fosse aceita pela população e autoridades das cidades. Até então, as pessoas circulavam usando bondes, bicicletas ou os próprios pés, ocupando as ruas sem qualquer restrição. Dois de seus trabalhos (“Autonorama” e “Fighting Traffic”) tornaram-se leituras obrigatórias para especialistas e pessoas interessadas nos temas da mobilidade urbana.

Em outubro, Norton estará no Brasil para acompanhar o lançamento da versão em português de “Autonorama: A Promessa Ilusória de Dirigir com Alta Tecnologia”, traduzido e editado pela Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com a editora Autonomia Literária. A obra questiona a hipótese de que os carros dotados de alta tecnologia seriam a solução para os problemas de mobilidade nas cidades. E, ao mesmo tempo, apresenta alternativas mais baratas, seguras, inclusivas e sustentáveis para a mobilidade nas cidades.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *