Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


O Dia Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)

Notícias relacionadas

Usar o próprio carro para evitar a COVID-19 é “péssima ideia”, adverte Greenpeace

Usar o carro para evitar o contágio é um risco muito pior do que o vírus. É a mensagem contundente que o Greenpeace lança para o Dia Sem Carros na Europa, celebrado nesta terça-feira (22). Um dia continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: entenda os impactos da poluição dos transportes automotivos

O Dia Mundial sem Carro, celebrado em 22 de setembro, é uma data de conscientização sobre os impactos da poluição do transporte individual no meio ambiente e na qualidade de vida. Essa reflexão, inclusive, vem ganhando continue lendo…

Leia mais

Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga

Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro – Um dia para mudar hábitos

Você não precisa ser como o professor Rafael Nonato, personagem principal desta reportagem que já transformou a bicicleta numa extensão do corpo e da alma. Mas no dia de hoje, 22 de setembro, conhecido como continue lendo…

Leia mais

Instituto RUAVIVA e Instituto MDT apresentam o texto do Manifesto da 20ª Jornada Brasileira “Na Cidade, Sem Carro”

Levando em conta a proximidade das eleições municipais de novembro de 2020, o Instituto RUAVIVA e o Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – MDT apresentaram em agosto continue lendo…

Leia mais

Carro ganha 15 vezes mais vias que bicicleta em Goiânia

Em Goiânia está cada vez mais difícil comemorar o Dia Mundial Sem Carro, que ocorre nesta terça-feira (22), da maneira correta. Nos últimos quatro anos, a extensão de novas vias apenas para os veículos particulares continue lendo…

Leia mais

Pós-doutora enumera quatro mudanças para transformar a mobilidade urbana

O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo continue lendo…

Leia mais

Carro próprio vai de vilão a mocinho na pandemia

Ter ou não ter um carro próprio, eis a questão! O debate que estava cada dia mais acirrado antes da pandemia, agora, parece que vai ganhar um outro rumo. Neste ano tão atípico, iniciativas como continue lendo…

Leia mais

No Dia Sem Carro, quem for ao Mercado de bike ganha muda de temperos

O dia 22 de setembro é marcado pelo Dia Mundial Sem Carro, marcado pelo incentivo de não usar o carro neste dia, privilegiando meios mais sustentáveis. E, para dar uma força nesta ideia, quem for continue lendo…

Leia mais

Se essa rua fosse minha no Dia Mundial Sem Carro

Carolina Stolf Silveira, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Udesc. “Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a continue lendo…

Leia mais
1 14 15 16 17 18 19