Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.
Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
O Dia Sem Carro
A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.
No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.
Para saber mais:
- Dia Mundial Sem Carro – Reportagem do Vá de Bike
- 22 de setembro – Dia Mundial sem Carrosil Escola – Reportade do Brasil Escola
- Dia Mundial Sem Carro – Verbete na Wikipedia: em português, inglês e espanhol
A Semana da Mobilidade
A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.
O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).
Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023
- Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2024
Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
- Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade
- Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
Publicações no Acervo (seleção)
- Máquina mortífera: carros, transporte urbano e poluição do ar (1996): Greenpeace
- Mobilidade Urbana – Medidas que desestimulam o uso do carro (2016): Greenpeace
- Apocalipse motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído (2005): Ned Ludd
- Instrumentos de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado: lições e recomendações (2011): IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente
- Carrocracia: fluxo, desejo e diferenciação na cidade (2018): Marcelo de Trói
- Carrocracia – Audiovisual (2021): Ameciclo
Notícias relacionadas

Sucesso dos veículos elétricos depende de mais infraestrutura
O Tecmundo noticiou há alguns dias o incômodo que os carros elétricos estão causando a motoristas nos Estados Unidos, a ponto de 20% deles voltarem aos modelos à gasolina, segundo pesquisa feita pela Universidade da Califórnia. O continue lendo…

Bicicletas vs. carros: um duelo sem sentido
Por Inês de Sousa Real O caminho só pode ser um: a diminuição do número de carros que entram e circulam diariamente na cidade e a promoção de uma rede integrada de transportes públicos e continue lendo…

Macromobilidade
Por Gláucia Pereira Horace Dediu, empresário estadunidense, cunhou o termo micromobilidade pela primeira vez em 2017 no Tech Festival, em Copenhagem. Com isso, entendia que o conceito articulava novos modos ativos de transporte a modos já continue lendo…

Câmara discute menor punição para quem estacionar em faixas e ciclovias
Por Kelly Fernandes. No meio do caminho tinha um carro/Tinha um carro no meio do caminho/Tinha um carro no meio da calçada/No meio da ciclofaixa e da faixa exclusiva para ônibus/ Tinha um carro/ No meio continue lendo…

Carros elétricos são o caminho para a mobilidade sustentável?
Entenda por que o modal tem sua importância questionada em relação à sustentabilidade. […] Apesar disso, a importância do papel dos veículos motorizados na mobilidade urbana sustentável tem sido questionada por especialistas. Os carros elétricos continue lendo…

E se retirássemos os automóveis das ruas?
Será que conseguimos imaginar como seria a vida nas cidades sem automóveis trafegando nas ruas? Nos últimos cem anos, o carro passou a dominar a paisagem urbana. As ruas foram alargadas em muitas cidades para acomodar mais continue lendo…

Por que bicicletas, e não carros elétricos, vão salvar o planeta?
Quem acompanha esta coluna sabe que sou um grande entusiasta e defensor dos carros elétricos enquanto modal promissor para a nossa mobilidade urbana, a médio e longo prazo. Mas é fato que, até que esse cenário se popularize continue lendo…

O Bikewashing da Volvo e a mercantilização da vida do ciclista
Por Bicicleteiros. Antes de ler esse texto, peço que veja esse novo comercial do Volvo XC40. Nessa belíssima produção, a Volvo defende a coexistência pacífica nas ruas entre seus carros e vários ciclistas, escrevendo na continue lendo…

França quer incentivar troca de carro velho por bicicleta
Um carro velho e poluente pode valer até 2.500 euros (R$ 16.800) na compra de uma bicicleta nova, convencional ou elétrica. Esse incentivo “irresistível” é o que propõe uma nova lei que tramita no parlamento continue lendo…