Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Nos EUA, bicicletas elétricas ganham espaço no ‘novo normal’”

” Transporte individual pode ser uma alternativa na retomada, enquanto Uber e transporte público oferecem riscos; além disso, bikes trazem ‘lufada de ar fresco’ após confinamento. Nos EUA, a maioria das pessoas está entrando em continue lendo…

Leia mais

Europeus não querem cidades entupidas de carros nem a poluição pré-pandemia

“Sondagem em 21 cidades de seis países comprova que os cidadãos não querem voltar ao nível de poluição pré-pandemia e planeiam andar mais de bicicleta e em transportes públicos seguros. A pandemia de covid-19 e continue lendo…

Leia mais

“Reabertura econômica pode ser perigosa: adeus ao ar mais limpo”

“O isolamento social para controlar o avanço do novo coronavírus reduziu a quantidade de veículos circulando nas grandes cidades e, consequentemente a poluição do ar. Com a reabertura das atividades, o retorno dos carros à continue lendo…

Leia mais

“Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte”

“Da capital mineira, Guilherme Tampieri divulga carta enviada à BHTrans com sugestões de estímulo à mobilidade ativa, em especial a bicicleta. Em tempo de coronavírus, é fundamental refletirmos – e agirmos – levando em consideração continue lendo…

Leia mais

“[Buenos Aires] Mapa con las intervenciones de calles, veredas y centros comerciales”

“El Gobierno porteño va a intervenir 100.000 metros cuadrados de espacio público. Además, 100 calles se harán peatonales de manera parcial o total para evitar aglomeraciones e incentivar el comercio de escala barrial sin utilizar continue lendo…

Leia mais

“Projetos sustentáveis ganham destaque no cenário mundial de pandemia pós-Covid-19”

“Com base nestas experiências, a capital mineira, Belo Horizonte, está trabalhando para implementar um corredor de 30 quilômetros exclusivo para bicicletas como medida de retomada pós-Covid e já iniciou testes com marcações em pintura nas continue lendo…

Leia mais

“PMV [Vitória] cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia”

“A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), criou um grupo de trabalho para propor novas opções de circulação na cidade após a pandemia. Participam também do trabalho continue lendo…

Leia mais

“Bicicleta pode ser aliada na pandemia se houver atenção a desigualdades”

“Enquanto uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações, São Paulo tem cerca de 22 milhões de pessoas vivendo na região metropolitana e grande parte passa horas no transporte público — continue lendo…

Leia mais

“No Dia Mundial da Bicicleta, veja como ela pode se tornar tendência pós-pandemia”

“Simples, prática e eficiente, a bicicleta é um meio de transporte secular utilizado por milhões de pessoas a cada dia, seja por lazer, trabalho ou atividade física. Nessa semana, por exemplo, o atacante Fred saiu continue lendo…

Leia mais

“A bicicleta é a vencedora da crise sanitária”

“O governo francês anunciou a criação de um fundo de 60 milhões de euros para pôr as pessoas a pedalar. O objectivo é evitar engarrafamentos nas estradas e travar um afluxo intenso nos transportes públicos continue lendo…

Leia mais
1 30 31 32 33 34 45