Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Como serão as cidades no pós pandemia”

“A pandemia da covid-19 paralisou o mundo e continua matando milhares de pessoas, infectadas por um micro-organismo para o qual não se tem remédio nem antídoto. Ameaças de tal natureza, em inúmeros momentos da história, continue lendo…

Leia mais

“Parlamento [português] recomenda incentivos ao uso do transportes sustentáveis”

“O projeto de resolução do PAN pede ao Governo que “concretize e calendarize as medidas no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 até ao final de 2020”, que “crie um grupo de trabalho para a elaboração de um continue lendo…

Leia mais

“Pandemia faz fabricação de bicicletas disparar em Taiwan”

“A fabricação de bicicletas disparou em Taiwan, alimentada pela demanda global provocada pelo medo de contrair o coronavírus em ônibus e metrôs lotados na Europa, ou na América, ou ainda pela necessidade de atividades ao continue lendo…

Leia mais

“Pesquisa aponta como bicicletas podem auxiliar a diminuir lotação de ônibus”

“Ameciclo estuda a situação dos ciclistas no Recife. […].” ___ Assista a reportagem de TV em sua publicação original. Veículo: NE1 Data de publicação original: 09/06/2020 Endereço: https://globoplay.globo.com/v/8613424/

Leia mais

“Oito perguntas sobre: bike nas ruas!” Entrevista com Tomás Martins

“Antes “queridinhas” do público descolado, com bicicletas e patinetes elétricos invadindo as ruas das grandes cidades brasileiras, as startups de micromobilidade sofreram um choque de realidade no começo do ano. Empresas consideradas icônicas do setor, continue lendo…

Leia mais

“Já é seguro sair pra pedalar?” Entrevista com Paulo Saldiva

“No vídeo de hoje, a bikerrepórter Renata Falzoni conversa com o médico patologista e Professor da USP, Paulo Saldiva. Em debate, as condições de segurança para quem está pensando em voltar a pedalar e os continue lendo…

Leia mais

“Bicicleta vira aliada para trabalhar na quarentena”

“Com a pandemia pelo novo coronavírus, muitos profissionais precisaram buscar alternativas como novo meio de obter renda, por causa do desemprego ou diante da redução dos serviços que prestavam. No caso dos moradores de São continue lendo…

Leia mais

“O uso da bicicleta na reconstrução de um mundo melhor”

“Enquanto o mudo flexibiliza a quarentena aos poucos, e a roda da economia lentamente volta a girar, as rodinhas da magrela nunca circularam tanto! O medo de contrair o novo coronavirus no transporte público fez continue lendo…

Leia mais

“Organização incentiva uso de bicicletas para trabalhadores fugirem de superlotações”

“Campanha pretende aumentar uso das “bikes” nas idas ao trabalho para desafogar sistema público de transporte […].” ___ Assista a reportagem de TV em sua publicação original. Veículo: Bom Dia PE Data de publicação original: continue lendo…

Leia mais

“Se não puder trabalhar de casa, use a bike para ajudar conter o coronavírus”

” O coronavírus avança no mundo e no Brasil. Por aqui, mesmo com 234 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, a movimentação nas ruas segue inalterada. Em São Paulo, onde está a maior parte dos continue lendo…

Leia mais
1 28 29 30 31 32 45