Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Economia e segurança: especialistas indicam a bicicleta como alternativa pós-pandemia”

“A frase pode até parecer um clichê, porém é fato que em situações de crise a humanidade costuma encontrar soluções para um momento específico, mas que podem também resolver outros problemas por mais que estejam continue lendo…

Leia mais

Portugal: “Fábricas de bicicletas pedalam a 100% para recuperar perdas da pandemia”

” Até 400 mil bicicletas ficaram por fabricar por causa do encerramento das linhas de montagem. Há investidores chineses interessados em Portugal. “Todas as unidades estão a trabalhar bastante. Há muita procura pelas bicicletas”, garante continue lendo…

Leia mais

“NOVO PAPEL HIGIÊNICO: AS BICICLETAS VOAM DAS PRATELEIRAS E FAZEM COMPRAS”

“As bicicletas são vendidas antes que elas tenham tempo de coletar para exibição. Attayi disse que estava combinando suas vendas para 2019 no início de maio. Ele teve que contratar novos funcionários para atender à continue lendo…

Leia mais

“Paulistanos das classes A, B e C pretendem se deslocar mais a pé ou de bicicleta após pandemia de coronavírus, diz pesquisa”

“A pandemia de coronavírus deve mudar os hábitos de mobilidade urbana dos paulistanos das classes A, B e C na cidade de São Paulo: 38% pretendem se deslocar mais a pé depois que o isolamento continue lendo…

Leia mais

“Quer comprar uma bicicleta? Apoio financeiro pode chegar aos 600 euros”

“O ministério do Ambiente, do Clima e do Desenvolvimento Sustentável no âmbito do pacote “Impulso para o Clima, as Profissões e os Cidadãos” e do programa nacional de recuperação económica “Novo começo para o Luxemburgo”, continue lendo…

Leia mais

“Las cinco Re [Os cinco erres] que propone Ocupa Tu Calle de Lima para mejores ciudades ante la pandemia”

“LA Network dialogó con la arquitecta española Lucía Nogales sobre el Foro Internacional de Intervenciones Urbanas en Lima que llega a su quinta versión más sólido y denunciando con fortaleza la desigualdad en las ciudades, continue lendo…

Leia mais

“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”

“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões continue lendo…

Leia mais

“O ciclista do ‘novo normal’ já existe, a cidade é que vai ter que mudar”

“Ao observar o que vem acontecendo nas principais cidades do mundo nos últimos três meses, algumas conclusões já podem ser tiradas dos efeitos da pandemia global da COVID-19 sobre a mobilidade. Duas delas chamam mais continue lendo…

Leia mais

“Coronavírus faz aumentar ciclovias nas grandes cidades”

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que andar de bicicleta, além de caminhar, é o meio mais seguro para reduzir a exposição ao coronavírus, que está alarmando o mundo. Uma vez que não é possível saber até quando continue lendo…

Leia mais

“Nos EUA, bicicletas elétricas ganham espaço no ‘novo normal’”

” Transporte individual pode ser uma alternativa na retomada, enquanto Uber e transporte público oferecem riscos; além disso, bikes trazem ‘lufada de ar fresco’ após confinamento. Nos EUA, a maioria das pessoas está entrando em continue lendo…

Leia mais
1 29 30 31 32 33 45