Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Associação do setor de bicicleta registra aumento de 50% nas vendas de maio”

“O otimismo em relação ao uso maciço da bicicleta na reabertura das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus se refletiu nos números de maio. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) continue lendo…

Leia mais

“Empresas listam 10 propostas ao governo para estimular uso de bicicleta”

“A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) elaborou dez propostas ao poder público para estimular o uso de bicicletas no país em meio à reabertura das cidades diante da pandemia do novo coronavírus. continue lendo…

Leia mais

“‘Ciclovias corona’ se tornam o novo trajeto pós-confinamento”

“Enquanto a França ia liberando um dos mais difíceis bloqueios de coronavírus da Europa em maio, um pequeno exército de trabalhadores de rua se espalhou por Paris na calada da noite. Eles derrubaram barreiras de continue lendo…

Leia mais

“A pandemia será capaz de desalienar as cidades?”

“Seremos um dia capazes de identificar a crise global ligada à Covid-19 na fisionomia das cidades? Ela deixará marcas nas faixas de pedestres, na largura das calçadas ou no número de ciclovias? Modificará a maneira como continue lendo…

Leia mais

““Com bicicletas, a periferia sairia melhor da pandemia”, dizem ciclistas em SP”

“O balconista João Alexandre Binotti, 39, pedala todos os dias cerca de 13 km entre a  Vila Jacuí, onde mora na zona leste de São Paulo, até chegar ao trabalho, na Penha. Ciclista há mais continue lendo…

Leia mais

“Para evitar transportes públicos, 1,3 milhões de britânicos compram bicicletas”

“Segundo está reportagem do site Cycling Weekly, cerca de 1.3 milhões de britânicos compraram bicicletas para trocar o transporte público pela bicicleta durante o lockdown causado pela Covid-19. Vale destacar que, por lá, o governo criou continue lendo…

Leia mais

Pesquisadores do RJ recomendam uso da bicicleta e aumento de barcas e ônibus para conter Covid-19

Especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro encaminharam uma recomendação ao governo do estado do Rio de Janeiro para que aumente as frotas de ônibus e de barca e reduza os intervalos de saídas continue lendo…

Leia mais

“Empresas se preparam para provável “boom” de venda de bicicletas”

“A nova era das bicicletas já está em curso na Europa, com medidas governamentais sólidas e a adesão maciça de ciclistas diante de incentivos. No Brasil, esse processo ainda não começou, mas existe uma forte continue lendo…

Leia mais

Quito: “Colectivo Cabildo Quiteño plantea al Municipio cambios para el transporte, la bicicleta y el peatón”

“La mesa de Movilidad de la organización Cabildo Quiteño planteó tres demandas al Municipio de Quito en lo relacionado con la movilidad. En un comunicado publicado en su cuenta de Twitter, este martes 16 de continue lendo…

Leia mais

“Como serão as cidades no pós pandemia”

“A pandemia da covid-19 paralisou o mundo e continua matando milhares de pessoas, infectadas por um micro-organismo para o qual não se tem remédio nem antídoto. Ameaças de tal natureza, em inúmeros momentos da história, continue lendo…

Leia mais
1 27 28 29 30 31 45