Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

Tembici anuncia implementar pelo menos 10 mil bicicletas no sistema até o fim de 2022

Somente nos primeiros meses deste ano, a startup já registrou cerca de 7 milhões de deslocamentos realizados pelos usuários com as bikes. A Tembici – líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina – anuncia continue lendo…

Leia mais

Tembici oferece bicicleta de graça para quem vai se vacinar

A startup de mobilidade Tembici, que opera as conhecidas bikes do Itaú, irá fornecer viagens gratuitas de bicicleta para pessoas que forem se vacinar. A empresa firmou parcerias com as prefeituras e órgão de saúde de São Paulo, Rio de continue lendo…

Leia mais

A Bike e a camada de ozônio

Em tempos de pandemia, assuntos críticos, como a poluição, ficam algumas vezes em segundo plano no noticiário, mas um app joga novamente um holofote no assunto. A Tembici  empresa responsável pelo aluguel das bikes laranjinhas em São Paulo, incorporou continue lendo…

Leia mais

5 lições deixadas pelo sistema de bikesharing sem docas da China

O modelo de bicicletas compartilhadas sem docas, com veículos que podem ser estacionados e desbloqueados em qualquer lugar da cidade, é um sucesso na China. Depois de uma grave crise por erros estratégicos que resultaram em pedidos continue lendo…

Leia mais

Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

Maricá vai iniciar, na tarde desta terça-feira (9), a operação das bicicletas de uso gratuito, conhecidas como “vermelhinhas”, através da Empresa Pública de Transportes (EPT). Segundo a prefeitura, a solenidade está prevista para acontecer às 16h, na continue lendo…

Leia mais

Quais os diferentes sistemas de compartilhamento de bicicletas?

A busca por uma mobilidade urbana sustentável passa pela adoção de modais alternativos, além de inovações em sistemas convencionais. Nesse sentido, existe um mercado a ser explorado: segundo dados de 2018 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada continue lendo…

Leia mais

Concorrente da Loggi usa bicicleta elétrica para agilizar entregas

Um novo concorrente — tá bem, nem tão novo assim — quer incomodar os gigantes do setor de entregas rápidas, como a Loggi, utilizando bicicletas elétricas. A EuEntrego, fundada em 2016, notabilizou-se por utilizar modais alternativos continue lendo…

Leia mais

Saiba como funcionará o serviço de bicicletas gratuitas em Maricá

Maricá amplia o acesso à mobilidade urbana do município com a expansão dos meios de locomoção gratuitos oferecidos aos moradores e visitantes. Nesta quinta-feira (11), a Empresa Pública de Transportes (EPT) realizou na Ponte da continue lendo…

Leia mais

1 a cada 5 viagens de bicicletas compartilhadas começam ou terminam em estações de metrô ou terminais de ônibus

A integração modal nas grandes cidades permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais acessem o sistema de transporte, característica muito comum nos centros urbanos brasileiros, onde há uma grande periferia residencial e a continue lendo…

Leia mais

Onde foram parar as bicicletas da Yellow? Leilões vendem bikes por R$ 380

Bastava caminhar um pouco pelos grandes centros, especialmente em São Paulo, para esbarrar com uma bicicleta amarela da Yellow. Ao custo de R$ 1, era possível andar por 15 minutos pela cidade, facilitando pequenos deslocamentos, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 7