Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

iFood lançará bicicletas elétricas no Rio de Janeiro

Os trabalhadores que entregam comida no Rio de Janeiro, através da plataforma digital de delivery IFood, ganharão uma novidade que promete facilitar a rotina do dia a dia. Isso porque a empresa acaba de lançar o continue lendo…

Leia mais

Bicicletas compartilhadas são aliadas para zerar emissões de CO2

O aumento no uso da bicicleta nas cidades durante a pandemia já trouxe inúmeros benefícios para a população e governos locais. Mas já há quem defenda que os impactos positivos de mais ciclistas nas ruas continue lendo…

Leia mais

Tembici anuncia implementar pelo menos 10 mil bicicletas no sistema até o fim de 2022

Somente nos primeiros meses deste ano, a startup já registrou cerca de 7 milhões de deslocamentos realizados pelos usuários com as bikes. A Tembici – líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina – anuncia continue lendo…

Leia mais

Tembici oferece bicicleta de graça para quem vai se vacinar

A startup de mobilidade Tembici, que opera as conhecidas bikes do Itaú, irá fornecer viagens gratuitas de bicicleta para pessoas que forem se vacinar. A empresa firmou parcerias com as prefeituras e órgão de saúde de São Paulo, Rio de continue lendo…

Leia mais

A Bike e a camada de ozônio

Em tempos de pandemia, assuntos críticos, como a poluição, ficam algumas vezes em segundo plano no noticiário, mas um app joga novamente um holofote no assunto. A Tembici  empresa responsável pelo aluguel das bikes laranjinhas em São Paulo, incorporou continue lendo…

Leia mais

5 lições deixadas pelo sistema de bikesharing sem docas da China

O modelo de bicicletas compartilhadas sem docas, com veículos que podem ser estacionados e desbloqueados em qualquer lugar da cidade, é um sucesso na China. Depois de uma grave crise por erros estratégicos que resultaram em pedidos continue lendo…

Leia mais

Bicicletas gratuitas a partir desta terça em Maricá

Maricá vai iniciar, na tarde desta terça-feira (9), a operação das bicicletas de uso gratuito, conhecidas como “vermelhinhas”, através da Empresa Pública de Transportes (EPT). Segundo a prefeitura, a solenidade está prevista para acontecer às 16h, na continue lendo…

Leia mais

Quais os diferentes sistemas de compartilhamento de bicicletas?

A busca por uma mobilidade urbana sustentável passa pela adoção de modais alternativos, além de inovações em sistemas convencionais. Nesse sentido, existe um mercado a ser explorado: segundo dados de 2018 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada continue lendo…

Leia mais

Concorrente da Loggi usa bicicleta elétrica para agilizar entregas

Um novo concorrente — tá bem, nem tão novo assim — quer incomodar os gigantes do setor de entregas rápidas, como a Loggi, utilizando bicicletas elétricas. A EuEntrego, fundada em 2016, notabilizou-se por utilizar modais alternativos continue lendo…

Leia mais

Saiba como funcionará o serviço de bicicletas gratuitas em Maricá

Maricá amplia o acesso à mobilidade urbana do município com a expansão dos meios de locomoção gratuitos oferecidos aos moradores e visitantes. Nesta quinta-feira (11), a Empresa Pública de Transportes (EPT) realizou na Ponte da continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 7