Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

Porto Alegre terá uma segunda empresa na operação de bicicletas compartilhadas

Porto Alegre terá a partir de 2024 mais uma empresa na operação do sistema de bicicletas compartilhadas na cidade. O anúncio é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, ao afirmar que continue lendo…

Leia mais

Com o aumento do uso das bikes no país, saber compartilhar as ruas salva vidas

O Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas, uma média de 16 para cada 100 brasileiros. O mês de agosto marca a importância da conscientização sobre a segurança dos cliclistas continue lendo…

Leia mais

Rio pretende ampliar em 45% o número de estações de bicicletas compartilhadas

O número de estações de bicicletas compartilhadas no Rio aumentará para 520 em até 18 meses, o que corresponde a um aumento de 45% no sistema. A cidade terá até 5.200 bicicletas compartilhadas distribuídas na continue lendo…

Leia mais

No Chile, ônibus ganharão sensores para detectar pedestres e ciclistas

Uma tecnologia que permite aos motoristas de ônibus urbanos detectarem pedestres e ciclistas que se aproximam em pontos cegos vem sendo testada, desde junho deste ano, em Maipú, cidade chilena da região de Mendoza. Com continue lendo…

Leia mais

Sabe aquela carroça que ocupa a ciclovia?

Em 2011 e 2014, logo que as ciclovias começaram a ocupar as ruas de São Paulo, os ciclistas começaram a notar que as novas faixas para bicicletas também estavam sendo usadas por cadeirantes, pedestres e continue lendo…

Leia mais

Vale a pena usar bicicletas alugadas para trabalhar como entregador?

O bikeboy ou bike courrier – o entregador de encomendas ou de serviços delivery com modais como as bicicletas e os triciclos – nas cidades brasileiras não chega a ser uma novidade. A profissão é continue lendo…

Leia mais

Compartilhamento de bicicletas: como funciona?

O compartilhamento de bicicletas, criado em 1960 na Europa,  é um programa mundial que tem como objetivo o uso coletivo de bicicletas públicas. Ele passou por diversas mudanças, e atualmente faz parte da realidade de milhares continue lendo…

Leia mais

Uso de bicicletas compartilhadas em Londres bate recorde em 2021

A Transport for London, órgão responsável pelo sistema de transporte na Grande Londres, anunciou o ano mais movimentado do seu programa de aluguel de bicicletas, indicando que mais moradores da capital do Reino Unido estão continue lendo…

Leia mais

Cresce em 41% novos usuários de bikes compartilhadas em SP

No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo vai completar 468 anos. Conhecida por nunca parar, a capital viu o número de ciclistas crescer nos últimos anos, com o progresso da adesão continue lendo…

Leia mais

Cariocas estão trocando bicicletas próprias por alugadas

O Rio de Janeiro registrou um aumento significativo dos usuários de bikes compartilhadas. O meio de transporte foi valorizado principalmente durante a pandemia

Leia mais
1 2 3 7