Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

China ainda tenta encontrar solução para bicicletas abandonadas

A Xiaoming, apenas uma das cerca de 60 empresas de aplicativos de compartilhamento de bicicletas que faliram, deixou 430 mil delas em mais de 10 cidades. Uma das maiores pilhas no centro de Xangai tinha 30 continue lendo…

Leia mais

“Micromobilidade: Opção sustentável, prática e acessível”

“Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, nas cidades mais populosas do mundo, a maioria das viagens já é feita a pé, de bicicleta e de transporte público. Muitas cidades da Índia, por continue lendo…

Leia mais

“Candidatos a vagas de emprego em SP terão acesso gratuito a bicicletas compartilhadas”

“O projeto social Bike Pra Entrevista, lançado em parceria entre as empresas Tembici e Catho, site de vagas de empregos, quer garantir transporte individual e seguro para quem precisa participar de uma entrevista presencial na continue lendo…

Leia mais

“Saiba a diferença entre ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota e espaço compartilhado”

“Quem frequenta as ruas de Fortaleza convive, cada vez mais, com ciclistas. Dados preliminares divulgados pela Prefeitura mostraram que, desde 2016, os deslocamentos na Capital por meio do modal cresceram 70%. O que causa confusão, até mesmo continue lendo…

Leia mais

“Bikes taxadas demais: entrevista com Tomás Martins”

“A alta tributação recai sobre um dos meios de transporte que mais crescem no país, diz o presidente e cofundador da Tembici (Bike Itaú), Tomás Martins, em entrevista exclusiva na série UOL Líderes. Martins é a continue lendo…

Leia mais

“As trilhas durante e após a pandemia”

Por Luciana Nicola “Passados alguns meses do início da pandemia do novo coronavírus, e com os protocolos de quarentena e distanciamento social tornando-se os novos hábitos de grande parte da população global, podemos observar como outros continue lendo…

Leia mais

“Bike Itaú completa 50 milhões de viagens”

“Bike Itaú completa 50 milhões de viagens, sendo a bicicleta o meio de transporte mais recomendado pela OMS, além da fluidez e sustentabilidade das cidades. O Bike Itaú completou 50 milhões de viagens, a contagem começou na continue lendo…

Leia mais

“Oito perguntas sobre: bike nas ruas!” Entrevista com Tomás Martins

“Antes “queridinhas” do público descolado, com bicicletas e patinetes elétricos invadindo as ruas das grandes cidades brasileiras, as startups de micromobilidade sofreram um choque de realidade no começo do ano. Empresas consideradas icônicas do setor, continue lendo…

Leia mais

“Prefeito assina decreto para a implantação do compartilhamento de bicicletas em Cascavel”

“Na manhã desta sexta-feira (05), o prefeito Leonaldo Paranhos assinou o decreto que concede permissão de uso de área pública comum e mobiliário urbano para a implantação e operação do serviço de compartilhamento de bicicletas. continue lendo…

Leia mais

“Reabertura de serviços reflete em aumento de 15% no uso de bicicletas de aluguel na Capital [Porto Alegre]”

“A reabertura dos comércios e de atividades em Porto Alegre se refletiu no aumento do uso das bicicletas de aluguel na cidade. Segundo a empresa Tembici, que administra o serviço BikePoa, houve um aumento de 15% no número continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7