Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

Software pode ajudar gestores a tornar as cidades amigáveis para ciclistas

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Um software capaz de analisar o deslocamento de ciclistas e pedestres pela cidade foi desenvolvido por uma equipe internacional de pesquisadores apoiada pela FAPESP. A ferramenta, disponível gratuitamente continue lendo…

Leia mais

“Bicicletas compartilhadas que circulavam em Florianópolis vão virar material reciclado”

” As imagens chamam a atenção. As bicicletas amarelas que até a última semana faziam parte do sistema de compartilhamento e rodavam por Florianópolis agora são retiradas do galpão onde ficavam, na região Continental, com continue lendo…

Leia mais

“Crise e brigas internas, o que está por trás do fim da Yellow no Brasil”

” Criada há um ano, a partir da fusão da mexicana Grin com a brasileira Yellow, a startup de mobilidade Grow nasceu já com a expectativa de se tornar rapidamente um “unicórnio” – como são continue lendo…

Leia mais

“A Tembici pedala na contramão da crise das startups de bikes e patinetes”

” Quem anda de bicicleta sabe que, quando se para de pedalar, o tombo é inevitável. Nos últimos anos, uma série de startups de mobilidade urbana surgiu com planos agressivos de expansão e altamente financiadas continue lendo…

Leia mais

“Fim de aluguel de bikes e patinetes divide usuários nas capitais”

” CURITIBA, PR, PORTO ALEGRE, RS, BELO HORIZONTE, MG, RECIFE, PE – O encerramento de serviços de aluguel de patinetes e bicicletas e a reestruturação da atuação em algumas cidades, anunciados pela Grow nesta semana, dividiu continue lendo…

Leia mais

“Grow, dona da Yellow, tira bicicletas de circulação e deixa 14 cidades”

” A Grow, startup gerada pela fusão da Yellow e da Green, anunciou uma reestruturação de suas operações no Brasil. A startup de mobilidade retirou as bicicletas de circulação de todas as cidades em que operava, continue lendo…

Leia mais

“Depois do Recife, bicicletas sem estação deixam de operar no Brasil. Patinetes elétricos ficaram em apenas três cidades”

” Depois do Recife, agora o Brasil. Nesta quarta-feira (22/01), a Grow, startup até então líder em serviços de micromobilidade na América Latina, anunciou que deixou de operar com as bicicletas dockless (sem estação) no continue lendo…

Leia mais

“Compartilhamento de bicicletas e patinetes sem estações exige autorização estatal?”

“ Um fenômeno curioso ocorre na interpretação da norma constitucional da liberdade econômica: embora ela seja assegurada a todos como regra, com independência de autorização estatal, parecemos aceitar com muita naturalidade a incidência, mais do continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7