Compartilhamento

Os sistemas de compartilhamento de bicicletas (por aluguel, cessão gratuita e outras modalidades de financiamento), em suas diversas tecnologias de operacionalização, constituem-se em importante instrumento para o aumento e diversificação do uso da bicicleta em meios urbanos.


INICIATIVAS SOBRE COMPARTILHAMENTO

LABIKS – Latin American Bike Knowledge Sharing

Iniciativa que busca ampliar o acesso informações e dados sobre sobre sistemas de bicicletas compartilhadas na América Latina através do mapeamento participativo e da troca de experiências com academia, governos, empresas e sociedade civil. O Labiks também consta na seção Outros Observatórios.

The Meddin Bike-sharing World Map

O serviço é mantido e atualizado por uma equipe de entusiastas de bicicletas compartilhadas de todo o mundo (entre eles alguns brasileiros) como uma ferramenta colaborativa, aberta a qualquer pessoa.


CONTEÚDO SOBRE COMPARTILHAMENTO NO OBSERVABICI

O tema Compartilhamento consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE COMPARTILHAMENTO

INSIRA COMPARTILHAMENTO

Notícias relacionadas

Bicicletas compartilhadas caem no gosto da população do DF

Liberdade para ir, vir e curtir com praticidade. O deslocamento por bicicleta tem ganhado cada vez mais adeptos em Brasília. Após um mês da instalação, houve mais de 12 mil viagens realizadas. O sistema compartilhado continue lendo…

Leia mais

Bike PE registra crescimento de 78% em novos usuários

Um dos serviços que conquista diariamente mais pernambucanos e turistas, e que já faz parte do cenário e evolução das cidades, é o Bike PE, sistema de bikes compartilhadas gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Fortaleza comemora 1 milhão de viagens do Bicicletar realizadas em 2021

O recorde é alcançado pela primeira vez em menos de um ano. A Prefeitura de Fortaleza comemora, nesta terça-feira (30/11), a marca de 1 milhão de viagens realizadas pelo Bicicletar, entre janeiro e novembro de continue lendo…

Leia mais

Cresce a utilização de sistema de bicicletas compartilhadas em condomínios

A utilização de bicicletas compartilhadas é uma tendência mundial e presente em algumas capitais no país. Além de ser uma alternativa importante para a mobilidade urbana, a busca por hábitos saudáveis e a própria pandemia continue lendo…

Leia mais

Como a Tembici se tornou a sobrevivente entre as bicicletas compartilhadas – e captou mais R$ 420 milhões

Quem andava pelas ruas das principais metrópoles brasileiras antes da pandemia do novo coronavírus provavelmente se lembra das bicicletas e patinetes compartilhadas. Essa moda da micromobilidade urbana individual refletia tendências americanas e chinesas. E, assim continue lendo…

Leia mais

Sobral deverá ter programa de bicicletas compartilhadas

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, usou suas redes sociais para dar uma noticia bem interessante para os sobralense no que diz respeito à mobilidade urbana. Reunido nesta quinta-feira (23/09) com o secretário do Trânsito continue lendo…

Leia mais

O que aprender com o sucesso da bicicleta compartilhada?

Por Sérgio Bueno. Muito se fala sobre economia compartilhada. Ela está aqui e ali, nas ruas e dentro das companhias. Engloba desde os mais simples até os mais complexos negócios. Porém, o que realmente significa? Este continue lendo…

Leia mais

Google Maps adiciona localização de novas bicicletas e patinetes elétricos disponíveis para aluguel

As empresas de locação de bicicletas e patinetes elétricas Spin e Bird anunciaram que seus modelos passaram a ser exibidos no Google Maps a partir desta semana por meio de uma integração com a localização continue lendo…

Leia mais

Bicicletas Públicas Compartilhadas e Meio Ambiente

Por Victor Andrade, Jessica Lucena e Marcela Kanitz do LABMOB/UFRJ.  O agravamento de problemas ambientais e das mudanças climáticas torna urgente a necessidade de reavaliar hábitos e reconsiderar os impactos das ações humanas. Atualmente, os transportes continue lendo…

Leia mais

Em Fortaleza, crianças ganham mais uma estação de bikes públicas

Começou a operar em Fortaleza na última sexta-feira (9) a oitava estação do Mini Bicicletar, programa de bicicletas públicas compartilhadas especialmente voltado para o público infantil. O novo equipamento está implantado na Praça do Polar, localizada na continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 7