|

Quais os diferentes sistemas de compartilhamento de bicicletas?

A busca por uma mobilidade urbana sustentável passa pela adoção de modais alternativos, além de inovações em sistemas convencionais. Nesse sentido, existe um mercado a ser explorado: segundo dados de 2018 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país tem 50 milhões de bicicletas, mas o modal só é tido como principal por 7% da população.

Uma das ações possíveis para ampliar essa adesão é o bike sharing, modalidade saudável ao mesmo tempo que é sustentável e econômica. O termo vale para todos os sistemas de compartilhamento de bicicletas, um serviço em que a pessoa aluga ou empresta uma bike, normalmente oferecida por uma empresa privada em parceria com uma instituição pública.

Essa é uma alternativa de transporte para quem não tem uma bike própria ou para aqueles que têm uma, mas encontra problemas em achar locais para estacionar ou desejam mudar a rotina de mobilidade de carros e ônibus. O serviço é oferecido em formatos variados, cada um com seus pontos fortes e fracos, dependendo ainda da disponibilização nas cidades.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *