Ciência e Pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.
O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.
O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.
O ObservaBici é colaborativo – informe uma pesquisa da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.
Monitoramento de pesquisas do ObservaBici
- ✔️️Monitor Ciclociudades: sistema de avaliação de políticas públicas e infraestrutura cicloviária para cidades da América Latina, elaborado pelo IDTP México. O levantamento pode ser realizado pela sociedade civil e por governos locais – A sociedade civil participa através da coleta de vídeos e fotos pelo aplicativo Mapillary (baseado em OSM) e/ou realizando entrevistas com ciclistas. Prazo de inscrição: 16/05/2025.
- ✔️️ Estudo Internacional para Contextualizar Elementos Críticos de Vias na Interação entre Ciclistas e Carros Autônomos: pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Oxford (Reino Unido) – Tem o objetivo de entender as experiências e desafios dos ciclistas durante seus trajetos, bem como compreender fatores locais que impactam a segurança dos ciclistas em diferentes regiões do mundo – Sem prazo definido para participação.
- ✔️️ Mapeando a qualidade cicloviária: pesquisa realizada para a PUC Rio em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro – Tem o objetivo de identificar se há demanda e ineditismo nesse tipo de análise e conhecer pessoas e organizações que possam se interessar pelo meu projeto – Pesquisa sem prazo definido para participação.
- ✔️ Álbum de Histórias sobre Bicicletas em Niterói: levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa Experiências em Turismo e Transporte Ativos na Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense – O objetivo é identificar potenciais entrevistados moradores de Niterói/RJ para a elaboração do Álbum de Histórias sobre Bicicleta em Niterói – Sem prazo definido para participação.
- ✔️️ Levantamento de Destinos de Cicloturismo: realizado pelo Planett UFRJ – Continuidade do levantamento de 2020 buscando compreender como o cicloturismo evoluiu no Brasil desde a pandemia, incluindo tanto rotas regionais quanto nos centros urbanos e em áreas naturais – Sem prazo definido para participação.
- ❌ Principais desafios e comportamentos dos ciclistas na região metropolitana do Recife (RMR): pesquisa do Curso de UX Design da EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia – Tem o objetivo de mapear e identificar os usuários do sistema cicloviário da região metropolitana (RMR) do Recife e os problemas estruturais, urbanos e sociais – Prazo para participação: 30/03/2025.
- ❌ O Impacto da Gamificação em Apps Esportivos na Motivação de Praticantes de Endurance: pesquisa de mestrado na Munich Business School – Tem o objetivo de compreender como elementos de gamificação, como medalhas, rankings e barras de progresso, influenciam a motivação de praticantes brasileiros de esportes de endurance no uso de aplicativos esportivos – Prazo para participação: 20/01/2025.
- ❌ Teoria da Dissonância Cognitiva aplicada ao Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento: um processo de migração modal: pesquisa de tese de doutorado em Engenharia de Transportes da USP busca analisar os aspectos comportamentais e cognitivos ligados ao processo de escolha ou troca entre os diferentes modos de transporte utilizados para se deslocar até o trabalho ao longo do tempo. Inclui os modos bicicleta, automóvel, motocicleta, ônibus e transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo. Pesquisa premiado como a melhor pesquisa em desenvolvimento na área de transportes do país pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). Prazo para participação: 31/05/2024.
- ❌ Perfil do ciclista 2024: pesquisa coordenada pela Transporte Ativo a ser realizada por organizações de cidades brasileiras – Tem o objetivo de gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades. Inscrições abertas até 30/05/2024
- ❌ Bem estar mental de ciclistas em diferentes ambientes: realizada para curso de doutorado da Universidade de São Paulo – Tem o objetivo de avaliar o bem-estar mental de ciclistas relacionado com os diferentes ambientes de uso da bicicleta – Prazo para participação: 31/12/2023
- ❌ Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias: realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar – O objetivo é identificar a importância dos critérios das redes cicloviárias para fazer uma viagem de bicicleta em trechos rodoviários entre cidades de uma mesma região – Prazo para participação: 30/11/2022.
- ❌ Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias: realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar – O objetivo é identificar a importância dos critérios das redes cicloviárias para fazer uma viagem de bicicleta em trechos rodoviários entre cidades de uma mesma região – Prazo para participação: 30/11/2022.
- ❌ Evidências de validade do “Self-Efficacy for Home Exercise Programs Scale (SEHEPS) para a população idosa brasileira: pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP com o objetivo de avaliar a autoeficácia para a atividade física de pessoas com 60 anos ou mais que praticam ou já praticaram atividades físicas – Prazo para participação: 15/11/2022.
- ❌ Políticas Públicas de Saúde e Mobilidade: a Utilização da Bicicleta como Modo de Transporte no Brasil: pesquisa a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP com o objetivo de analisar as políticas públicas de saúde e mobilidade nas cidades de Santos e São Paulo e associar às demandas da população que utiliza a bicicleta como modo de transporte e lazer – Prazo para participação: 31/10/2022.
- ❌ Comportamento e percepção de risco de doenças crônicas não transmissíveis pelos consumidores brasileiros frente à rotulagem nutricional frontal dos alimentos: pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao Observatório de Rotulagem de Alimentos da UNIFESP com o objetivo analisar o conhecimento, o comportamento e a percepção de risco das doenças crônicas não transmissíveis pelos consumidores brasileiros por meio da rotulagem de alimentos – Prazo para participação: 31/10/2022.
- ❌ Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito: realizada para Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) – O objetivo é identificar a importância de fatores de segurança e conforto para o deslocamento por bicicleta em interseções viárias, considerando a percepção de ciclistas – Prazo para participação: 05/05/2022 a 22/06/2022.
- ❌ Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul: realizada por Jose Julian Orjuela Sepúlveda, estudante de doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp-Anhanguera – Pesquisa aberta até 31/01/2022.
- ❌ Espécies de Mata Atlântica para as ciclovias brasileiras: realizada por pesquisadores da UNESP, PUC Rio e Transporte Ativo – Prazo para participar até 31/12/2021.
- ❌ Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte: realizada por Isabella Cardoso, estudante do curso de Engenharia Civil da UFMG – Pesquisa aberta até 31/12/2021
- ❌ Impacto da pandemia nos deslocamentos – Fase 1: realizada pelo WRI Brasil e Universidade Católica do Chile – Pesquisa encerrada.
- ❌ Impacto da pandemia nos deslocamentos – Fase 2: realizada pelo WRI Brasil e Universidade Católica do Chile – Pesquisa aberta até 15/09/2021.
- ❌ Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta: realizada por pelo Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta – Prazo encerrado.
- ❌ Entendendo o uso da bicicleta: Mariana Araújo Guimarães: realizada por estudante do Programa de Mestrado em Transportes da UnB – Sem prazo definido.
- ❌ Perfil do ciclista 2021: pesquisa coordenada pela Transporte Ativo – Inscrições abertas até 30/06/2021.
- ❌ Bike-Barometer 2020: realizada pela Universitat de València – Prazo para participar até 30/06/2021.
- ❌ Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis: realizada por Rafael Mondini Bueno, estudante do Mestrado em Sociologia Política da UFSC – Pesquisa aberta até 25/08/2021
Total de itens: 26
Divulgue sua pesquisa no ObservaBici
O Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.
Iniciativas
Grupo de Trabalho Pesquisa da UCB
- Conteúdo: Grupo de Trabalho da União de Ciclistas do Brasil com o objetivo de debater, prestar assessoria e realizar pesquisas sobre ciclomobilidade
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici
O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE CIÊNCIA
INSIRA CIÊNCIA
Notícias relacionadas

Ciclovias: menos de 2% da população brasileira reside em ruas com infraestrutura para bicicleta
Apesar da crise climática mundial e dos discursos políticos sustentáveis, o Brasil continua ignorando a força da mobilidade ativa e o brasileiro segue sofrendo para conseguir usar a bicicleta como transporte. Menos de 2% da população continue lendo…

Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa, mostra pesquisa
Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa disponível. Os dados são da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que faz parte do Censo 2022, divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento continue lendo…

IBGE aponta que somente 5 milhões vivem em vias por onde só circulam bicicletas
Em 2022, 158,1 milhões de pessoas viviam em ruas com capacidade máxima de circulação, que permitiam a passagem de ônibus e caminhões, enquanto cinco milhões estavam em vias por onde só circulavam bicicletas. As disparidades na capacidade continue lendo…

Censo: calçadas sem obstáculos e ruas arborizadas e com ciclovias são uma realidade para menos de 20% da população
Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia disponível e menos de 2% da população urbana mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas. Em números absolutos, pouco mais de 3 milhões continue lendo…

Não há ciclovias em mais da metade das cidades brasileiras, diz IBGE
Não há ciclovias em 3.012 das 5.570 cidades do Brasil. O número representa 54,1% do total do país, ou seja, mais da metade dos municípios brasileiros não possui vias sinalizadas para bicicletas. O dado faz continue lendo…

Goiás está entre os Estados com menor acesso da população a ciclovias, aponta IBGE
Índice coloca Goiás entre os cinco Estados com menor cobertura cicloviária do país, ao lado de Minas Gerais e Alagoas, que também registraram 0,9% Apesar de avanços em áreas como iluminação pública e pavimentação, o Estado de continue lendo…

Infraestrutura para bicicletas nas cidades brasileiras é deficiente, aponta IBGE
A população urbana que mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas não chega a 1,9% do total, indica uma publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (17). Em continue lendo…

Só 1,9% dos brasileiros vivem em ruas com área para circulação de bicicletas
Somente 3,3 milhões de brasileiros (1,9% da população) vivem em ruas com sinalização para a circulação de bicicletas — ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Em mais da metade (54%) dos municípios brasileiros não foram registradas nenhuma continue lendo…

65,7% das ciclistas sofreram assédio enquanto pedalavam em São Paulo
Em 2024, 221.240 mulheres foram vítima de violência no Brasil, conforme o Atlas da Violência 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Essa violência se estende para meninas e mulheres, de todas continue lendo…

Projeto da UFRN une uso de bicicleta e sustentabilidade
Em Natal, um projeto surge com a proposta de aprofundar o debate a respeito da ciclomobilidade e contribuir com um futuro mais sustentável e inclusivo para a capital potiguar. A ação tem como objetivo analisar, continue lendo…