Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – qualquer visitante pode inserir conteúdo – e as publicações e informações podem ser inseridas na página Insira ou diretamente na respectiva seção de interesse.

O ObservaBici também colabora com pesquisas em fase de coletas de dados, divulgando-as no seu portal e nas redes sociais. Para solicitar a divulgação, acesse a página Divulgação de pesquisas.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Entregas com bikes elétricas crescem, e frotas ultrapassam 7.000 veículos

O uso de bicicletas elétricas para entregas no Brasil ganhou força nos últimos dois anos, puxado por iniciativas de duas empresas de perfis distintos: a centenária estatal Correios e o iFood, aplicativo de entregas criado continue lendo…

Leia mais

Pesquisa Anual de Comércio Varejista de bicicletas 2022

Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para as lojas de bicicletas de todo o país. Por conta da pandemia de Covid-19, continue lendo…

Leia mais

No Rio, 82% dos usuários de bicicleta fazem intermodalidade com o transporte público

Líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, a Tembici realizou um levantamento sobre o uso de bicicletas compartilhadas em várias cidades da América do Sul. A pesquisa também incluiu o programa Bike Rio, sistema continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra que apenas 10 capitais do Brasil têm bicicleta compartilhada

Apesar de o conceito de bicicleta compartilhada estar cada vez mais difundido, apenas 10 capitais do Brasil dispõem desta opção. Segundo o Estudo Mobilize 2022, as outras 17 capitais ainda não oferecem bike pública. É continue lendo…

Leia mais

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Segundo um estudo da plataforma americana Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, houve um aumento do uso da bicicleta em diferentes locais do Brasil. Segundo os resultados da pesquisa, houve maior procura por continue lendo…

Leia mais

Uso de bicicleta em Lisboa cresceu 500% em dez anos, sobretudo onde se fizeram ciclovias

Censos mostram que o crescimento e densificação da rede ciclável levaram a crescimento de 539% na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte em Lisboa. Nas freguesias onde a rede ciclável é mais densa, o continue lendo…

Leia mais

Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove nesta terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de continue lendo…

Leia mais

Nova pesquisa voltada para o sistema cicloviário inicia em Criciúma

Mais uma pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana está disponível para a população criciumense. Desta vez, é voltada para os moradores que utilizam bicicleta e a rede cicloviária da cidade. A pesquisa está disponível em continue lendo…

Leia mais

População poderá votar em pesquisa melhor opção de construção da ciclovia no centro de Lucas do Rio Verde

Para incentivar o uso de um modal alternativo aos veículos no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, está realizando uma pesquisa com a continue lendo…

Leia mais

Paranaguá realiza pesquisas com ciclistas e usuários do transporte coletivo

A Prefeitura Municipal de Paranaguá começa a ouvir a população em pesquisas aplicadas dentro do transporte coletivo nas linhas em operação e em locais de grande circulação de pessoas. […] As pesquisas também serão aplicadas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 17