Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – qualquer visitante pode inserir conteúdo – e as publicações e informações podem ser inseridas na página Insira ou diretamente na respectiva seção de interesse.

O ObservaBici também colabora com pesquisas em fase de coletas de dados, divulgando-as no seu portal e nas redes sociais. Para solicitar a divulgação, acesse a página Divulgação de pesquisas.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Estudo compara o perfil de usuários de bikes compartilhadas com a população em geral

Bicicletas compartilhadas são ótimas oportunidades para iniciar pessoas na ciclomobilidade, bem como para fortalecer a cultura da bicicleta. Neste contexto, o Cebrap acaba de divulgar um estudo inédito com a caracterização social de usuários dos continue lendo…

Leia mais

Estudo revela o quanto a desigualdade impacta na mobilidade

Um estudo feito em 13 capitais e 4 cidades de maior relevância econômica do país revela o quanto o crescimento desordenado e a desigualdade interferem na mobilidade e no acesso das populações periféricas a serviços continue lendo…

Leia mais

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho

Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

Leia mais

De bike, pai e filho geólogos convidam público a experimentar o Geocicloturismo

Seja uma viagem casual ou para fins acadêmicos, modalidade de turismo para os amantes de pedais é alternativa sustentável que permite observar formação geológica do caminho. Milhares de quilômetros ficam para trás, enquanto à frente continue lendo…

Leia mais

74% dos soteropolitanos usam mais de um modal para economizar tempo e dinheiro

Dói no bolso pensar em atravessar a malha soteropolitana usando apenas um tipo de veículo devido ao custo-benefício. Para fugir dos altos preços e demora para chegar no destino, 74% das pessoas que fazem seus continue lendo…

Leia mais

Niterói de Bicicleta lança consulta pública para os ciclistas do município

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta lançou uma consulta pública para os ciclistas da cidade. O órgão quer ter mais detalhes sobre como é a experiência dos niteroienses que pedalam pelas ciclovias do município. O objetivo continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que uso de bicicleta aumenta produtividade

Uma pesquisa feita pela Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, revelou que ir ao trabalho de bicicleta ou a pé deixa o dia mais produtivo do que os profissionais que usam o carro como meio continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: bicicleta é dez vezes mais eficaz do que o carro elétrico

A nível global, apenas um em cada 50 novos carros eram totalmente elétricos em 2020. Mas mesmo que todos os automóveis fossem elétricos agora, ainda iria demorar 15 a 20 anos a substituir a frota continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta está integrado à mobilidade urbana no mundo

Estudo intitulado “Colocando a Micromobilidade no Centro da Mobilidade Urbana”, que ouviu mais de 11 mil pessoas em dez países de alta renda na Europa, Ásia e América, constatou que 30% das pessoas já fazem continue lendo…

Leia mais

Bicicletas: desafio das capitais ainda é grande em relação à malha de ciclofaixas e ciclovias

Se a oferta de infraestrutura para bicicletas é ruim no Brasil, quando o recorte é feito sobre as capitais do País, fica ainda pior. Levantamento nacional aponta que existe uma média de 153 quilômetros de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 14