Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Cabo Frio sedia 1º Workshop de Cicloturismo da Costa do Sol (15-16/03)

Cabo Frio vai receber na próxima semana o 1º Workshop de Cicloturismo da Costa do Sol. O evento é direcionado para guias de turismo regularizados junto ao Ministério do Turismo e as inscrições podem ser continue lendo…

Leia mais

Grande Curitiba tem circuitos de cicloturismo que aliam lazer, história, sustentabilidade e saúde

“Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar, pra isso acontecer basta você me pedalar.” Assim como na canção A Bicicleta de Toquinho, a prática esportiva e o lazer sob duas rodas são um convite à contemplação e continue lendo…

Leia mais

Pedalo, logo viajo

Ter uma bicicleta de boa performance, disposição e preparo para pedalar por longas horas, vontade de conhecer novos destinos ou visitar de forma diferente alguns já conhecidos, gostar de apreciar paisagens (predominantemente perfeitas, mas às continue lendo…

Leia mais

João Pessoa sediará o 4º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo

A quarta edição do Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC) vai acontecer em João Pessoa, capital da Paraíba, de 18 a 20 de maio de 2023. Especialistas do setor vão discutir a interface da economia continue lendo…

Leia mais

Conheça os detalhes da futura ciclovia argentina das Cataratas do Iguaçu

Foram apresentados em audiência pública, no último dia 12, os detalhes técnicos da futura ciclovia que fará a ligação entre a rotatória de acesso a Puerto Iguazú e a entrada do Parque Nacional Iguazú, que continue lendo…

Leia mais

A importância da sinalização para cicloturismo

A prática do cicloturismo tem crescido significativamente nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. Com isso, a importância da sinalização para ciclistas tem se tornado cada vez mais evidente. A sinalização é essencial continue lendo…

Leia mais

4º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo está com inscrições abertas

Pré-inscrições abertas e chamada para trabalhos até 24/03/2023. Em sua quarta edição, o Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC) discutirá a interface do cicloturismo com a economia criativa, especialmente no que diz respeito à continue lendo…

Leia mais

Joinville tem sete rotas de cicloturismo que incluem roteiros na região central e rural

A estação mais quente do ano, aliada às férias escolares, motiva muitos joinvilenses a explorarem o potencial turístico do município em busca de atrações para entreter e se aventurar. Entre as dicas estão as rotas continue lendo…

Leia mais

Rota de Cicloturismo e trilha de longo curso Vale dos Sertões começa a ser sinalizada na Paraíba

O roteiro completo tem 450 quilômetros, passa por dez cidades e já está integrado à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso O primeiro trecho da Rota de Cicloturismo e trilha de longo curso Vale continue lendo…

Leia mais

Caminho da Fé comemora 20 anos com crescimento médio de 32% ao ano

Expedição comemora os 20 anos da rota que já recebeu mais de 80 mil peregrinos, cresce 32% ao ano e já virou uma referência nacional A Serra da Mantiqueira está em festa! O Caminho da continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 28