Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Rota de bicicleta entre São Paulo e Santos deve ficar pronta em 2023

Que Santos é uma cidade apaixonada pelas bikes, isso a gente sempre fala por aqui. E, agora, a cidade terá uma ligação direta com a capital especialmente para o tráfego delas. A rota de bicicleta continue lendo…

Leia mais

Bofete é destino para turismo de aventura no interior de SP

Cidade abriga formações geomorfológicas como “O Gigante Adormecido” e as “Três Pedras”. É difícil imaginar que se pode fazer turismo de aventura em uma cidade conhecida pelo seu agronegócio, está na hora de conhecer um continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo Raízes Coloniais é inaugurado no Vale do Rio Pardo (RS)

Com uma variedade de serviços e apoio da comunidade local, o circuito é a mais nova alternativa de cicloturismo do estado   O circuito Raízes Coloniais finalmente será inaugurado no próximo sábado, dia 17 de continue lendo…

Leia mais

Aventure-se: projeto estimula o turismo de natureza em cidades do Piauí

Nesta primeira edição serão apresentadas as potencialidades dos municípios de Castelo do Piauí, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, as potencialidades locais serão apresentadas de modo chamar a atenção do telespectador e motiva-lo a aventurar-se, dentre continue lendo…

Leia mais

Roteiro de cicloturismo do G-8 é inaugurado em Sério

O roteiro de cicloturismo do Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae) do G-8 inaugurou na manhã deste sábado, 3, em Sério. Após a solenidade de abertura, que contou com os prefeitos e demais lideranças dos continue lendo…

Leia mais

Distrito da Vila Itoupava em Blumenau deve ganhar Circuito de Cicloturismo no próximo ano

O Distrito de Vila Itoupava, reconhecido por ser a região mais alemã de Blumenau, vai ganhar uma nova atração em 2023: é o circuito de cicloturismo, que vem sendo desenvolvido em mais uma parceria entre continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo ganha legislação específica no Espírito Santo

  O cicloturismo ganhou uma legislação específica no Espírito Santo. Sustentável e ecológico, o turismo aliado à bicicleta agora está previsto na Lei 11.699/2022, que pretende consolidar, em uma só norma, todas as rotas de continue lendo…

Leia mais

Roteiro de cicloturismo do G-8, no RS, inaugura no próximo fim de semana

O roteiro de cicloturismo do Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae) do G-8 inaugura no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro o. A programação prevê trajeto de 150 km, que passará continue lendo…

Leia mais

Cabo Verde: Turismo comunitário em bicicleta

“Cycling CV Tourism” é um projeto que usa o ciclismo para ajudar os turistas a conhecerem os bairros periféricos da Cidade da Praia, e ainda promove o turismo sustentável.

Leia mais

Pedala Curitiba: o cicloturismo na região de Curitiba

Na coluna Pedala Curitiba desta quarta-feira (31), Cynthia Duarte trouxe um panorama do cicloturismo na região de Curitiba. As ciclorotas foram um tema sugerido por um ouvinte da CBN, por meio do Whatsapp – (41) continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 28