Cicloturismo

O cicloturismo (viagem ou percurso urbano com intuito turístico ou contemplativo usando a bicicleta com modo de mobilidade) é uma atividade com clara e agradável interface com a ciclomobilidade.

Sua prática é aliada da sustentabilidade e promotora da economia de baixa escala, servindo de porta de entrada para o uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte.


INSTITUIÇÕES DE CICLOTURISMO

Clube de Cicloturismo do Brasil

O Clube busca difundir e qualificar o cicloturismo no Brasil e inspirar e orientar cicloviajantes através de orientações, palestras, eventos, pesquisas, assessoria e incidência política.

Observatório do Cicloturismo

Plataforma do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo – Planett da UFRJ, reúne dados, monitora atividade e produz conhecimento sobre o cicloturismo no Brasil. O Observatório do Cicloturismo é apoiador institucional do ObservaBici e também está listado na seção Outros Observatórios.


Conteúdo sobre cicloturismo no ObservaBici

O tema Cicloturismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTURISMO

INSIRA CICLOTURISMO

Notícias relacionadas

Ministério do Turismo oficializa criação de grupo técnico de cicloturismo

É inegável que o ecoturismo e o cicloturismo estão em plena ascensão e demanda crescente no país, porém os desafios ainda são inúmeros quando analisamos a oferta e a falta de políticas públicas. Visando este continue lendo…

Leia mais

Incentivo ao cicloturismo é lei em Santa Catarina

A Lei que institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo no Estado de Santa Catarina tem por proposta o incentivo ao uso da bicicleta e o turismo ecológico. A justificativa é a melhoria da saúde continue lendo…

Leia mais

Paraná lança manual para ajudar municípios a fomentar rotas cicloturísticas

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (3) um  Manual de Planejamento de Rotas Cicloturísticas , elaborado pela Paraná Projetos e o Programa Paranaense de Ciclomobilidade (Cicloparaná). A ideia é fomentar o cicloturismo no Estado e continue lendo…

Leia mais

Aprovado projeto que institui a Trilha do Jacaré na rota do Cicloturismo em Camboriú

A Câmara de Vereadores de Camboriú aprovou esta semana, em primeira votação, projeto do vereador John Lenon, que oficializa a Trilha do Jacaré na rota do Cicloturismo em Camboriú. Nesta quinta-feira, o projeto irá à continue lendo…

Leia mais

Assembleia do MS vota propostas ligadas à educação, saúde e cicloturismo

O primeiro, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), cria a Lei de incentivo ao Cicloturismo, que visa incentivar o uso da bicicleta no ecoturismo, melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, valorizar a continue lendo…

Leia mais

Caminho do Imperador está proibido para ciclismo por ser área de preservação

No dia 1º de maio, ciclistas de Petrópolis (RJ) se surpreenderam com a notícia de que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estava fazendo uma ação no Caminho do Imperador e aplicando continue lendo…

Leia mais

Alesc aprova políticas de incentivo para terceiro setor e cicloturismo em SC

Os deputados da Alesc aprovaram, na sessão desta quarta-feira (11), a criação de duas políticas estaduais, voltadas ao terceiro setor e ao cicloturismo. Os dois projetos de lei (PLs) passarão pela votação da Redação Final continue lendo…

Leia mais

Circuito Oficial do Cicloturismo de Tremembé terá tecnologia e 27km com esforço moderado

A Prefeitura de Tremembé se prepara para, ainda neste semestre, anunciar oficialmente o 1º trecho do Circuito do Cicloturismo da cidade, que irá contemplar um trajeto de 27 km de extensão, classificado de acordo com continue lendo…

Leia mais

Municípios de Telêmaco e Ponta Grossa tratam sobre a Rota de Cicloturismo nos Campos Gerais

O secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Fabrício Flores se reuniu no início da tarde desta terça-feira (26), no Centro Cultural Eloah Martins Quadrado (Casa da Cultura), com Alessandro Lozza de Moraes, continue lendo…

Leia mais

Sancionada Lei de incentivo ao Cicloturismo no MT

O Governo de Mato Grosso sancionou, nesta semana, a Lei nº 11.708/22, de iniciativa do deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB), que institui na esfera estadual a Política de Incentivo ao Cicloturismo, com o continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 28