Arte

A bicicleta é um instrumento retratado e inspirador de diversos tipos de arte (expressão humana de ordem estética), desta maneira sendo retratada por meio da pintura, música e cinema, entre outras.

Além disso, manifestações de promoção da bicicleta tem sido correntemente realizadas por meio de expressões artísticas.


Conteúdo sobre arte no ObservaBici

O tema Arte (e seus tipos cinema, audiovisuais, fotografia etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

10 músicas para ouvir enquanto pedala no Dia Mundial da Bicicleta

Instituído em 2018 pelas Nações Unidas, o 3 de junho é destinado a celebrar a bicicleta como meio de transportes que gera ganhos ambientais, sociais e econômicos. Para comemorar, preparamos uma playlist para você ouvir continue lendo…

Leia mais

Bicicleta Sem Freio: conheça os artistas que vão colorir o Warren Stannis Festival

Muita cor, vida, camadas complexas e harmoniosas de ideias. Assim vai ser a participação especial dos muralistas Douglas de Castro e Renato Reno do Bicicleta Sem Freio no Warren Stannis Festival que ocorrerá nos dias continue lendo…

Leia mais

“Eu Vou Bike” desafia cidadãos a irem de bicicleta para o Rock in Rio

No próximo dia 22 de maio, domingo, pelas 9h00, realiza-se a iniciativa de lazer “Eu Vou Bike”, organizada pelo Núcleo Cicloturista de Alvalade – que este ano comemora o seu 35.º aniversário – em parceria continue lendo…

Leia mais

Concurso de fotografia movimenta ciclistas mostrando registros dos diversos usos da bicicleta no Brasil

A iniciativa foi da União de Ciclistas do Brasil – UCB. O concurso obteve mais de 140 inscrições de todas as Regiões do país. Oportunidade de partilha da relação afetiva e política com a bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Conheça o catálogo de fotos vencedoras do Concurso Imagens Cíclicas da UCB

O concurso ‘Imagens Cíclicas’ foi realizado no segundo semestre de 2021. Contou com mais de 140 inscritos, e a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil. O resultado final foi divulgado em novembro. continue lendo…

Leia mais

Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022

.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta.   Quem realiza continue lendo…

Leia mais

Paço do Frevo promove encontro gratuito que mistura Frevo e cicloações

Buscando integrar os amantes do frevo e os ciclistas às ações de salvaguarda do ritmo pernambucano, o Paço do Frevo inicia nesta quinta-feira (18/11) o encontro “Frevo, mobilidade e ciclomoção”. A iniciativa se divide em continue lendo…

Leia mais

Mc Lebra lança funk para fomentar o uso da bicicleta em Cidade Tiradentes e difundir o direito dos ciclistas

A produção é da Funk Tv: uma das principais produtoras de funk de São Paulo São Paulo, novembro de 2021 – Criticado e marginalizado, o Funk tornou-se um dos maiores movimentos periféricos político e cultural, que continue lendo…

Leia mais

Cinema, pipoca, cerveja e… bicicleta!

Por Caio Guatelli. A ciclovia do rio Pinheiros receberá neste final de semana (2 e 3/10), o festival Rocky Spirit de documentários sobre a vida ao ar livre. Ótima oportunidade para experimentar um jeito inusitado continue lendo…

Leia mais

Ciclista que perdeu o braço na av. Paulista vai ganhar documentário

David Santos Sousa era um anônimo até 10 de março de 2013. Naquele dia, foi atropelado quando ia para o trabalho de bicicleta, em plena avenida Paulista. O atropelador Alex Siwek, então estudante de psicologia, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5