Arte

A bicicleta é um instrumento retratado e inspirador de diversos tipos de arte (expressão humana de ordem estética), desta maneira sendo retratada por meio da pintura, música e cinema, entre outras.

Além disso, manifestações de promoção da bicicleta tem sido correntemente realizadas por meio de expressões artísticas.


Conteúdo sobre arte no ObservaBici

O tema Arte (e seus tipos cinema, audiovisuais, fotografia etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclovia Musical celebra dez anos com primeira edição em Porto Alegre

O projeto Ciclovia Musical completa em 2023 dez anos e realiza no próximo final de semana sua primeira edição em Porto Alegre. A proposta é unir a prática do ciclismo à música, com roteiros ao continue lendo…

Leia mais

“A Bicicleta Mágica”: uma jornada no tempo com o Grupo Ciclistas Bonequeiros

O Grupo Teatral Ciclistas Bonequeiros apresenta seu mais recente espetáculo infantil, “A Bicicleta Mágica“, uma produção que promete encantar todas as idades. A peça, parte integrante do Projeto “Bike-teatro a arte está nos sentidos”, é resultado da 38ª continue lendo…

Leia mais

Documentário ‘Bicicleta e liberdade, gravado em presídio é premiado em festival de Paris

Um mini documentário gravado em um presídio na cidade de Jundiaí (SP) foi premiado em um festival de Paris, na França, no início do mês de novembro. A obra “Bicicleta e Liberdade”, da jornalista multimídia continue lendo…

Leia mais

Bike Arte Brasil: Festival vai levar cultura da bicicleta para cinco cidades brasileiras

Projeto está com edital aberto para selecionar propostas nas áreas de grafite, serigrafia, produção cultural e cicloativismo. Depois de um tempo longe das ruas, o Bike Arte Brasil, festival feito pelo Instituto Aromeiazero, vai voltar continue lendo…

Leia mais

Fotos: Conheça 10 trilhas de bike para fazer em Florianópolis

Um dos principais destinos envolvendo esportes e natureza em todo o Brasil, Florianópolis também é um oásis para os amantes de bicicletas e trilhas sobre as duas rodas. Neste 19 de agosto, Dia Nacional do continue lendo…

Leia mais

Ciclistas e pedestres no trânsito; romance policial brasiliense; Frente Parlamentar pelo Hip Hop

Ouça os episódios Bloco 1 – Feijoada Completa debate os principais desafios enfrentados por ciclistas e pedestres. A Câmara realizou audiência pública para discutir a mobilidade ativa, que é aquela realizada por ciclistas, pedestres, skatistas continue lendo…

Leia mais

Cyclophonica, a única “Orquestra de Bicicletas” do mundo, faz serenata para Hermeto Pascoal

A Cyclophonica, Orquestra de Bicicletas, é o único grupo do mundo que produz música montado em suas bikes com instrumentos criados e adaptados e, no dia 19 de agosto, fará uma homenagem ao multi-instrumentista e continue lendo…

Leia mais

Atrizes de Joinville percorrem 700 km de bicicleta pelo litoral de SC para criar peça de teatro

As atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço, de Joinville, no Norte de Santa Catarina, percorreram 700 km de bicicleta pelo litoral catarinense para criar uma peça de teatro. A dupla joinvilense realizou o trajeto em continue lendo…

Leia mais

10 músicas para ouvir pedalando no Dia Mundial da Bicicleta

Bicicleta é um esporte, lazer ou meio de transporte tão querido, que vários nomes da música popular brasileira já fizeram canções para homenageá-la. Por isso, em homenagem a esse dia especial, nós preparamos também uma continue lendo…

Leia mais

Ciclovia Musical chega ao Rio e festeja o Dia Internacional da Bicicleta

Desde 2018, o dia 3 de junho é reconhecido como o Dia Mundial da Bicicleta. A data foi estabelecida pela  Organização das Nações Unidas (ONU) para valorizar a bike como meio de transporte sustentável. E continue lendo…

Leia mais
1 2 3 5