Arte

A bicicleta é um instrumento retratado e inspirador de diversos tipos de arte (expressão humana de ordem estética), desta maneira sendo retratada por meio da pintura, música e cinema, entre outras.

Além disso, manifestações de promoção da bicicleta tem sido correntemente realizadas por meio de expressões artísticas.


Conteúdo sobre arte no ObservaBici

O tema Arte (e seus tipos cinema, audiovisuais, fotografia etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Veja todos os trabalhos inscritos na na Categoria Adultos do II Concurso Mobilize de Ilustrações 2021

Para marcar a Semana de Mobilidade Urbana, o Mobilize Brasil promoveu o concurso de ilustrações “O que é Mobilidade Urbana Sustentável?”. O objetivo é estimular a reflexão sobre os problemas urbanos contemporâneos e promover o trabalho continue lendo…

Leia mais

Participe do “Concurso de fotografias da UCB – Imagens Cíclicas”

Descrição da concurso O primeiro concurso de fotografias da UCB – União de Ciclistas do Brasil tem o objetivo de ampliar o banco de imagens para ilustrar as ações, projetos e campanhas desenvolvidas pela instituição. continue lendo…

Leia mais

Concurso de fotos estimula contemplar a natureza e o verde que se encontra ao caminhar na cidade

Concurso de fotos do evento anual que celebra o caminhar nas cidades, a Semana do Caminhar, propõe aos participantes que publiquem em suas redes sociais fotos de árvores e plantas que encontram ao caminhar na continue lendo…

Leia mais

Participe da Campanha Calçada Cilada 2021

O que é a Calçada Cilada A Campanha Calçada Cilada é realizada desde 2014 e objetiva, de forma participativa, mapear calçadas no entorno de hospitais, escolas e espaços de acesso ao transporte público coletivo, reforçando continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no Prêmio Denatran 2021

O que é o Prêmio Denatran O Prêmio Denatran 2021 é regulado pelo Edital nº01/2021 e tem como objetivo incentivar a sociedade brasileira a realizar produção técnica, científica e artística sobre o trânsito. Os temas para continue lendo…

Leia mais

Participe do II Concurso de Ilustrações “Mobilidade pós-pandemia”

. O que é o Concurso O II Concurso de Ilustrações é parte das comemorações pelos 10 anos de fundação do Mobilize Brasil e visa premiar premiar contribuições das artes visuais. Em 2021 o tema é continue lendo…

Leia mais

A bicicleta como extensão do homem em dez cenas no cinema

Qual a relação entre rodas, bicicleta e aviões? O pesquisador canadense Marshall McLuhan (1911-1980) em seu livro clássico “Os Meios de Comunicação como extensões do Homem” faz interessantes interconexões históricas entre esses três meios técnicos continue lendo…

Leia mais

Primeira ciclovia da América Latina, agora na telona do cinema

O que os ciclistas, corredores, praticantes de caminhada, e até os skatistas de Campo Bom têm em comum? A resposta está na ponta da língua: a ciclovia. O tradicional ponto de encontro dos campo-bonenses, que continue lendo…

Leia mais

O cinema que pedala – Cinema & bicicleta em 68 filmes

Nesta curta sessão, fazemos um rápido rolê de bicicleta por 68 obras cinematográficas. De filmes clássicos aos atuais, de 1895 a 2021, nos mais diversos gêneros e estilos, mostraremos como a bicicleta e os ciclistas continue lendo…

Leia mais

Jovem de bike faz ‘rota da vacina’ contra a Covid-19 em ruas de Belo Horizonte

Inspirado no jovem piloto alemão que traçou uma seringa no ar durante um voo, o advogado Jeferson Bruno Oliveira, 32, traçou a ‘rota da vacina’ em Belo Horizonte. Desta vez, porém, o percurso foi elaborado nas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5