8M – Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres foi criado oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas após um histórico de décadas de celebração espontânea em diversos países. Atualmente a data é reconhecida por mais de 100 países.

A data, que simboliza luta pela igualdade de direitos de gênero na sociedade, é plena de sentido para as reflexões, debates e ações que envolvem o ciclismo e a bicicleta, dado que tanto este veículo é reconhecido como instrumento de emancipação feminina, quanto tal emancipação contribuiu largamente para sua difusão social.

O Observatório da Bicicleta, enquanto centro de referência em ciclomobilidade em todas as manifestações da cultura, monitora, registra e divulga um considerável volume de produções que estão na interface entre a ciclomobilidade e a questão das mulheres.

A seguir, referenciamos as principais categorias de conteúdo a este respeito, além de informações complementares, relativas ao 8M de 2023.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Conteúdo do ObservaBici

Busca por conteúdo

O conteúdo acerca de mulher, mulheres e 8M pode ser encontrado em praticamente todos os locais do ObservaBici, um vez que os temas são inter-relacionados: Seções Temáticas, Notícias, Agenda e Acervo.

O conteúdo pode ser encontrado tanto se dirigindo às seções do ObservaBici, quanto usando os mecanismos de Pesquisa Rápida (que varre o título e o texto) e Avançada (que permite filtrar por tags/palavras chave, local, tipo e outras categorias).

A seguir, veja o resultado para várias formas de pesquisa com retorno para Seções, Acervo, Notícias e Agenda:

Organizações cicloativistas de mulheres

Mulheres na UCB – União de Ciclistas do Brasil

  • Segundo o Estatuto da UCB:
    • Dentre seus princípios, consta (Art. 2º): “3 – Equidade de gênero”
    • A Diretoria (Art. 51) e o Conselho Fiscal (Art. 45) devem ser compostos por “pelo menos uma mulher”
    • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
    • O Conselho Deliberativo (Art. 35) deve buscar, “sempre que possível a paridade de gênero e étnico-racial”
  • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
  • A UCB possui um GT Gênero (Grupo de Trabalho em Gênero)

Informações complementares

Notícias relacionadas

A força das mulheres na mobilidade urbana

Por Roberta Soares. Elas são maioria e já dominaram o mundo… Isso não é mais novidade. Agora, as mulheres dominam também setores profissionais que até então eram considerados redutos masculinos, como o transporte público e continue lendo…

Leia mais

Em podcast e revista, projeto aborda relação entre deslocamento das mulheres nas cidades e combate à crise climática

Modo de vida urbano atual centrado nos veículos agrava a crise climática. Com o agravamento das mudanças climáticas no mundo, os temas socioambientais entraram em evidência nos últimos anos. Em novembro, mais de 400 organizações continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, cuidado e a falta de prioridade nas políticas da cidade para as mulheres

Maria Eduarda acorda cedo, talvez ela nem tenha dormido direito, devido aos diversos despertares de seu filho de madrugada. Mas é hora de se levantar e levar o pequeno, de dez meses, para o berçário. continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é importante para a mulher, mas há dificuldades para seu uso

Pedalar pode ser um desafio para as mulheres, mas isso não tem a ver com capacidade física ou habilidade. Descubra quais as dificuldades e o que é preciso mudar. O Dia Internacional da Mulher, celebrado continue lendo…

Leia mais

Essas mulheres mudaram o ciclismo para sempre

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. É um excelente momento para refletirmos sobre os progressos realizados na sociedade e também pensarmos o quanto ainda podemos e devemos evoluir para continue lendo…

Leia mais

#8M e a mobilidade urbana por bicicleta – Bike Anjas

No dia 8 de Março, as Bike Anjas, mulheres da rede Bike Anjo, relembram um pouco da sua história e também trazem alguns dados sobre a importância de falar das mulheres também na mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

No Brasil, proporção de mulheres pedalando com bicicletas compartilhadas é seis vezes maior que entre ciclistas em geral

Com o grande crescimento do uso das bicicletas nas cidades, a Tembici reuniu  em um grande estudo informações sobre bicicletas compartilhadas, bem como os impactos sociais e ambientais envolvidos nesses sistemas. Com aproximadamente 5.700 respondentes, continue lendo…

Leia mais

Palestra discute o papel da mulher ciclista na mobilidade urbana

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (08/03), às 14 horas, a palestra “A Mulher como Ciclista Urbana”, que será ministrada por Cláudia Franco, fundadora da Escola de Pilotagem de Bicicleta CicloFemini. A continue lendo…

Leia mais

Objetivos a serem alcançados pelo setor de bicicletas no Dia Internacional da Mulher

Aproveitando o 8 de março, diversas organizações do setor da bicicleta na Europa se uniram para fortalecer a participação feminina. Chamada de “Women in Cycling” (Mulheres no Ciclismo) a iniciativa busca contribuir para que as continue lendo…

Leia mais

Com mais ciclovias, mulheres pedalariam muito mais

Pesquisa reforça que um dos maiores incentivos para que elas pedalem é a presença de estrutura cicloviária. Já mostramos aqui no Vá de Bike os principais motivos que ainda afastam as mulheres do uso cotidiano continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4