8M – Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres foi criado oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas após um histórico de décadas de celebração espontânea em diversos países. Atualmente a data é reconhecida por mais de 100 países.

A data, que simboliza luta pela igualdade de direitos de gênero na sociedade, é plena de sentido para as reflexões, debates e ações que envolvem o ciclismo e a bicicleta, dado que tanto este veículo é reconhecido como instrumento de emancipação feminina, quanto tal emancipação contribuiu largamente para sua difusão social.

O Observatório da Bicicleta, enquanto centro de referência em ciclomobilidade em todas as manifestações da cultura, monitora, registra e divulga um considerável volume de produções que estão na interface entre a ciclomobilidade e a questão das mulheres.

A seguir, referenciamos as principais categorias de conteúdo a este respeito, além de informações complementares, relativas ao 8M de 2023.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Conteúdo do ObservaBici

Busca por conteúdo

O conteúdo acerca de mulher, mulheres e 8M pode ser encontrado em praticamente todos os locais do ObservaBici, um vez que os temas são inter-relacionados: Seções Temáticas, Notícias, Agenda e Acervo.

O conteúdo pode ser encontrado tanto se dirigindo às seções do ObservaBici, quanto usando os mecanismos de Pesquisa Rápida (que varre o título e o texto) e Avançada (que permite filtrar por tags/palavras chave, local, tipo e outras categorias).

A seguir, veja o resultado para várias formas de pesquisa com retorno para Seções, Acervo, Notícias e Agenda:

Organizações cicloativistas de mulheres

Mulheres na UCB – União de Ciclistas do Brasil

  • Segundo o Estatuto da UCB:
    • Dentre seus princípios, consta (Art. 2º): “3 – Equidade de gênero”
    • A Diretoria (Art. 51) e o Conselho Fiscal (Art. 45) devem ser compostos por “pelo menos uma mulher”
    • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
    • O Conselho Deliberativo (Art. 35) deve buscar, “sempre que possível a paridade de gênero e étnico-racial”
  • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
  • A UCB possui um GT Gênero (Grupo de Trabalho em Gênero)

Informações complementares

Notícias relacionadas

Mostra sobre a bicicleta na Europa escancara o atraso brasileiro

Por Caio Guatelli. A arriscada aventura de pedalar nas cidades brasileiras não é nenhuma novidade. Por repetidas vezes, aqui neste Ciclocosmo, a jornalista Erika Sallum nos alertou da dura realidade vivida no Brasil por quem continue lendo…

Leia mais

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais

Como incentivar mulheres a pedalar?

Por Kelly Fernandes. Hoje é o último dia da semana na qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher (08/03). Diferente de textos anteriores que dão centralidade para os efeitos da ausência de segurança pública, nesse quero continue lendo…

Leia mais

Obrigada, mulheres que nos inspiram a pedalar sempre em frente

Por Erika Sallum.  No Dia Internacional da Mulher, não tem como a gente não lembrar de algumas manas que, em cima da bike e fora dela, nos inspiram a pedalar sempre em frente, a não continue lendo…

Leia mais

Se essa rua fosse minha no Dia Mundial Sem Carro

Carolina Stolf Silveira, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Udesc. “Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4