8M – Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres foi criado oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas após um histórico de décadas de celebração espontânea em diversos países. Atualmente a data é reconhecida por mais de 100 países.

A data, que simboliza luta pela igualdade de direitos de gênero na sociedade, é plena de sentido para as reflexões, debates e ações que envolvem o ciclismo e a bicicleta, dado que tanto este veículo é reconhecido como instrumento de emancipação feminina, quanto tal emancipação contribuiu largamente para sua difusão social.

O Observatório da Bicicleta, enquanto centro de referência em ciclomobilidade em todas as manifestações da cultura, monitora, registra e divulga um considerável volume de produções que estão na interface entre a ciclomobilidade e a questão das mulheres.

A seguir, referenciamos as principais categorias de conteúdo a este respeito, além de informações complementares, relativas ao 8M de 2023.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Conteúdo do ObservaBici

Busca por conteúdo

O conteúdo acerca de mulher, mulheres e 8M pode ser encontrado em praticamente todos os locais do ObservaBici, um vez que os temas são inter-relacionados: Seções Temáticas, Notícias, Agenda e Acervo.

O conteúdo pode ser encontrado tanto se dirigindo às seções do ObservaBici, quanto usando os mecanismos de Pesquisa Rápida (que varre o título e o texto) e Avançada (que permite filtrar por tags/palavras chave, local, tipo e outras categorias).

A seguir, veja o resultado para várias formas de pesquisa com retorno para Seções, Acervo, Notícias e Agenda:

Organizações cicloativistas de mulheres

Mulheres na UCB – União de Ciclistas do Brasil

  • Segundo o Estatuto da UCB:
    • Dentre seus princípios, consta (Art. 2º): “3 – Equidade de gênero”
    • A Diretoria (Art. 51) e o Conselho Fiscal (Art. 45) devem ser compostos por “pelo menos uma mulher”
    • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
    • O Conselho Deliberativo (Art. 35) deve buscar, “sempre que possível a paridade de gênero e étnico-racial”
  • O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
  • A UCB possui um GT Gênero (Grupo de Trabalho em Gênero)

Informações complementares

Notícias relacionadas

Marchas do Dia da Mulher no mundo lembram retrocessos no Irã e no Afeganistão

O ano passado foi marcado por uma séries de retrocessos no que se refere aos direitos das mulheres pelo mundo. Nos Estados Unidos, a Suprema Corte revogou o direito ao aborto depois de quase cinco continue lendo…

Leia mais

Mulheres no pedal: a modalidade que vem transformando vidas femininas no Centro-Oeste de Minas

A paixão pelas bikes não é novidade no Centro-Oeste de Minas. Muito mais que esporte, a bicicleta ganhou espaço em diversos cenários como saúde, lazer e mobilidade. A bicicleta é um meio de locomoção tão continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana das mulheres e o papel da bicicleta compartilhada

Por Marina Pereira S. G. da Silva. Falar da mobilidade das mulheres é falar sobre um olhar atento às diferenças. Para isso é importante partir de duas questões. A primeira, é o fato de que continue lendo…

Leia mais

Projeto Viver de Bike registra participação cada vez maior de mulheres

O projeto Viver de Bike, curso gratuito de mecânica e geração de renda por meio da bicicleta promovido pelo Instituto Aromeiazero, tem registrado uma procura cada vez maior pelo público feminino. O treinamento começou em continue lendo…

Leia mais

3 ações que explicam o urbanismo feminista

A Espanha possui uma lei que garante igualdade entre homens e mulheres no planejamento urbano e todo projeto deve trazer um relatório de impacto de gênero. O medo de caminhar à noite em uma rua continue lendo…

Leia mais

Mês das Mulheres no Aretê tem programação esportiva especial no RJ

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 8 de março, mas no Aretê a data ganha programação especial ao longo do mês. Até o dia 31 as pistas do Bike Park Aretê estarão liberadas continue lendo…

Leia mais

Mulheres à frente de soluções para a mobilidade urbana

Por Gláucia Pereira. A mobilidade urbana é uma questão fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, e as #mulheres têm desempenhado um papel crucial nessa história. Desde tempos antigos (e até continue lendo…

Leia mais

Dia 12 tem 2° Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia da Mulher em Marechal Floriano

A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Esportes, vai realizar o 2° Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no dia 12 de março (domingo). continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é coisa de mulher sim!

No vídeo de hoje, Renata Falzoni comenta a relação das mulheres com a bike ao longo da história e os problemas enfrentados por elas ao decidir pedalar. Além disso, a bikerrepórter também entra no tema continue lendo…

Leia mais

Três mulheres que mudaram a história do ciclismo urbano

No século XIX, as mulheres começaram a usar a bicicleta como meio de transporte de modo muito mais intenso, e com isso passaram a superar os preconceitos impostos pelos outros quanto ao seu uso. Assim nasceu uma continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4