Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS COM ABORDAGEM DE GÊNERO

  • UCB – União de Ciclistas do Brasil: possui GT Gênero e paridade de gênero (mínimo de 50% de mulheres) na estrutura executiva e administrativa regulada pelo seu Estatuto
  • Ciclocidade – São Paulo/SP: possui GT Gênero

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS COM BASE EM GÊNERO 

DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

O impacto sobre ciclistas mulheres dos assédios sexuais de motoristas

Uma ciclista que viralizou após confrontar um homem que gritou comentários obscenos de dentro de seu carro disse que o caso ilustra o assédio diário enfrentado por mulheres nas ruas. Nanw Beard estava pedalando em continue lendo…

Leia mais

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais

Quais são os desafios de gênero, raça e renda na mobilidade?

Os sistemas de transportes tal qual conhecemos reproduzem as desigualdades de gênero, raça e renda existentes em nossa sociedade. Seja por meio da caminhada, do uso da bicicleta ou do transporte público, o fato é continue lendo…

Leia mais

Como incentivar mulheres a pedalar?

Por Kelly Fernandes. Hoje é o último dia da semana na qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher (08/03). Diferente de textos anteriores que dão centralidade para os efeitos da ausência de segurança pública, nesse quero continue lendo…

Leia mais

Obrigada, mulheres que nos inspiram a pedalar sempre em frente

Por Erika Sallum.  No Dia Internacional da Mulher, não tem como a gente não lembrar de algumas manas que, em cima da bike e fora dela, nos inspiram a pedalar sempre em frente, a não continue lendo…

Leia mais

Mulheres pedalando – Sinônimo de cidade ciclável

Mas a Comunidade Científica Americana tem uma base interessante para definir uma cidade ciclável: a quantidade de mulheres pedalando. Isso se deve ao fato das mulheres, em geral, não correrem tantos riscos quanto os homens. continue lendo…

Leia mais

Ciclistas enfrentam barreiras nas cidades e insegurança é maior para as mulheres

para as mulheres a insegurança é ainda maior, como já apontava, em 2016, Marina e integrantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Em uma pesquisa sobre Mobilidade por bicicleta e os desafios das continue lendo…

Leia mais

Se equilibrando na bicicleta da vida

Por Sandra Caselato. Domingo saí para uma caminhada numa praça perto de casa e lá estava ela, uma mulher em seus trinta e poucos anos aprendendo a andar de bicicleta. Uma cena inusitada e inspiradora. continue lendo…

Leia mais

Por que meninas negras não aprendem a pedalar

O uso da bicicleta é menos comum entre meninas pretas e pardas. A constatação é de Jô Pereira, Jamile Santana e outras ativistas negras. A menor renda média de pretos e pardos e o acesso continue lendo…

Leia mais

Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais

O Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento continue lendo…

Leia mais
1 2 3