Gênero

É necessário consolidar a abordagem de gênero nos estudos e práticas a respeito da ciclomobilidade. Há uma compreensão de que, assim como outras relações sociais de poder, as relações de gênero influem diretamente sobre a mobilidade urbana e, consequentemente, sobre o direito à cidade.


GÊNERO NO CICLOATIVISMO

Diversas organizações da sociedade civil que promovem a ciclomobilidade possuem abordagens específicas e estruturas executivas e administrativas dedicadas a gênero.

ORGANIZAÇÕES CICLOATIVISTAS DE MULHERES

Ciclanas

Coletivo de mulheres de bicicleta no trânsito de Fortaleza

Pedal das Minas São Luís

Coletivo que que tem como objetivo reunir mulheres e promover o apoio mútuo em prol do uso da bicicleta e de articular e demandar políticas públicas de mobilidade por bicicleta

ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GÊNERO

Bike Anjas

As Bike Anjas são um grupo de mulheres integrantes da Rede Bike Anjo, que surgiu em 2015 pela necessidade de engajar e mobilizar mais mulheres, tanto anjas como aprendizes, nas atividades da rede, estimulando o uso da bicicleta como modo de transporte em suas cidades. Existem grupos locais de Bike Anjas nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Recife/PE, São Luís/MA e São Paulo/SP. Clique aqui para mais informações

Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

A Ciclocidade é uma associação que promove a ciclomobilidade na cidade de São Paulo. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma associação que congrega pessoas físicas e instituições de ciclomobilidade. Possui um Grupo de Trabalho de Gênero e seu Estatuto determina que sua estrutura administrativa deve ter, no mínimo, 50% de mulheres

AÇÕES E INICIATIVAS DE MULHERES

100gurias100medo

Evento de mulheres com o objetivo de mostrar que as ciclistas do Brasil estão unidas em prol de um país com mais qualidade na mobilidade e respeito para as mulheres (cis e não cis).


CONTEÚDO SOBRE GÊNERO E MULHER NO OBSERVABICI

Os temas Gênero e Mulher constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclismo feminino ganha cada vez mais espaço, mas mulheres ainda têm que lidar com assédio nas ruas

A tradicional Paris-Roubaix terá sua primeira edição dedicada às mulheres. A estreia feminina era para ter acontecido em 2020, mas foi adiada no ano passado e também em abril deste ano. A participação das mulheres continue lendo…

Leia mais

Em apoio ao Outubro Rosa e incentivo à atividade física, ciclistas pedalam pelas ruas de Arapiraca

Ciclistas dos grupos ‘Mete Marcha’ e ‘Pedal por Amor’ se reuniram na noite dessa sexta-feira (22) e pedalaram pelas ruas de Arapiraca, com o intuito de chamar atenção para a campanha Outubro Rosa e aletar continue lendo…

Leia mais

Ciclistas mulheres de BH se unem em grupo para combater casos de assédio como o vivido por jovem no Paraná

Casos de assédio, como o sofrido pela paranaense Andressa Lustosa, de 25 anos, que caiu da bicicleta após um homem passar a mão no corpo dela (vídeo acima), são frequentes na rotina de ciclistas em continue lendo…

Leia mais

Bike Anjas lançam e-book “Bicicleta: ferramenta de transformação, mulher, liberdade, movimento”

Hoje, dia 22 de setembro é celebrado o dia mundial sem carro. É uma data que traz à tona discussões importantes sobre as cidades e como nos locomovemos nela e é por isso que vamos continue lendo…

Leia mais

Jovens afegãs refugiadas fazem passeio de bicicleta no México

Pela primeira vez desde que chegaram ao México, em 24 de agosto, quatro refugiadas afegãs de uma equipe de robótica apareceram em público neste domingo, durante um passeio de bicicleta organizado para recebê-las. Acompanhadas por continue lendo…

Leia mais

Shimano Fest 2021 reafirma o lado inclusivo da bike

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Mulheres queimam bicicletas e equipamentos no Afeganistão

Símbolo de liberdade e autonomia para as mulheres desde sempre, a bicicleta também ajudou muitas mulheres no Afeganistão. Com a volta das forças talibãs ao poder, agora as ciclistas afegãs estão ameaçadas e com medo. continue lendo…

Leia mais

A origem da bicicleta e o papel dela na liberdade para as mulheres

Por Milo Araújo.  A bicicleta hoje é uma alternativa de transporte limpo e saudável em cidades ao redor do mundo todo. E desde sua origem foi protagonista nas lutas das mulheres por direitos, e lá pelo continue lendo…

Leia mais

‘Sou mecânica de bike e montei uma oficina para atender mulheres ciclistas’

“Ao contrário da maioria das pessoas, terminei o colégio, mas ainda não tinha me direcionando para uma profissão. Nasci em Casa Branca, uma cidade do interior de São Paulo, com 27 mil habitantes, extremamente conservadora continue lendo…

Leia mais

Mulheres unidas, também no ciclismo

O ciclismo é um esporte que envolve uma pessoa e um equipamento: a bicicleta. Mas, melhor do que isso, pode envolver muitas pessoas e muitas bicicletas, juntas. É o que acontece em Marechal Rondon e região. Trata-se continue lendo…

Leia mais
1 2 3 5