| | |

3 ações que explicam o urbanismo feminista

A Espanha possui uma lei que garante igualdade entre homens e mulheres no planejamento urbano e todo projeto deve trazer um relatório de impacto de gênero. O medo de caminhar à noite em uma rua escura ou passar por um local sem movimento está presente na vida das mulheres. Entretanto, o urbanismo feminista tem como objetivo acabar com estes momentos de insegurança.

Estudo compara o perfil de usuários de bicicletas compartilhadasImpactos do IPVA na mobilidade sobre rodas“A scooter me fez ganhar três horas no meu dia”
Em suma, o conceito significa desenvolver cidades seguras também para as mulheres. Afinal, os espaços urbanos nunca tiveram esse foco no momento da construção do projeto.

Assim, o urbanismo feminista tem como objetivo criar estruturas urbanas seguras e acessíveis para mulheres. Deste modo, a proposta vai muito além de apenas iluminar as ruas ou criar sistemas de vigilância. Inclui também criar espaços de convivência e áreas externas que não sejam “escondidos” e podem ser vistos de outras residências e comércios.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *