Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Bike elétrica em coliving e o futuro

Há mais de 4 anos, a companhia é a única do setor imobiliário que possui parceria com a E-moving, e oferece aos moradores até 3 horas de uso gratuito diariamente. A procura pelas e-bikes nas continue lendo…

Leia mais

Recife lança manual com desenho de “ruas para pessoas”

O documento foi divulgado por meio de nota à imprensa e “foi elaborado com a participalçao de vários órgãos que cuidam da mobilidade no Recife, como  Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o Instituto continue lendo…

Leia mais

Estratégia Nacional da Bicicleta lança documento

Demorou bem mais do que o esperado. Finalmente, após quatro anos de espera, foi publicado o Documento de Sistematização da Estratégia Nacional da Mobilidade por Bicicleta, texto que procura orientar as políticas públicas para o continue lendo…

Leia mais

10 ações para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos

Neste ano, o tema do Summit Mobilidade Estadão será “Inovação e Infraestrutura: os caminhos para uma mobilidade sustentável e inclusiva”. O evento, que acontecerá no dia 31 de maio, reunirá diversos especialistas no assunto, que, continue lendo…

Leia mais

Lei obriga ciclofaixas e ciclovias em novos loteamentos de Araraquara

A proposta, apresentada pelo vereador Guilherme Bianco (PC do B), concluiu sua tramitação na Casa de Leis na última terça-feira (2) e prevê diretrizes que devem ser obedecidas pelos loteadores: as ciclofaixas e ciclovias devem continue lendo…

Leia mais

A importância da mobilidade ativa na qualidade de vida das cidades brasileiras

Por Maria Ermelina Brosch Malatesta. No mundo atual, em que cerca de 70% da população reside em cidades, se faz cada vez mais necessário repensar as formas como pessoas ocupam e usufruem espaços urbanos, se continue lendo…

Leia mais

Semob inicia ciclo de discussões sobre Plano Cicloviário de Salvador

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) iniciou, nesta quinta-feira (16), o ciclo de oficinas para debater o diagnóstico e propostas que devem ser contempladas no Plano Cicloviário de Salvador. A iniciativa é promovida em parceria continue lendo…

Leia mais

O que são “cidades de 15 minutos” e como se transformaram numa teoria da conspiração

Duncan Enright nunca imaginou que receberia ameaças de morte por causa de um plano para reduzir o tráfego intenso da cidade. Mas foi exatamente o que aconteceu ao político local do Reino Unido, que se continue lendo…

Leia mais

Rio terá 1.000 km de ciclovias até 2033, anuncia prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou nesta quinta-feira (9) o Plano de Expansão Cicloviária (CicloRio). Em 10 anos, a cidade ganhará 600 km de faixas exclusivas para bikes. Somadas aos 400 continue lendo…

Leia mais

3 ações que explicam o urbanismo feminista

A Espanha possui uma lei que garante igualdade entre homens e mulheres no planejamento urbano e todo projeto deve trazer um relatório de impacto de gênero. O medo de caminhar à noite em uma rua continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 14