UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Observatório da Bicicleta é apresentado no Fórum Mundial da Bicicleta

Na grade de programação do Fórum Mundial da Bicicleta, realizada de forma mista – online e presencial – entre 16 e 19 de setembro de 2021, o Observatório da Bicicleta foi tema de apresentação no continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, diversidade e ação social no Shimano Fest 2021

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Programa Bicicleta Brasil: agora vai?

20 mil mortos. Esse é o saldo negativo direto, em vidas humanas, da falta de segurança para os usuários de bicicletas no Brasil em quase 15 anos. No rol de fatores que podem explicar tamanha fragilidade continue lendo…

Leia mais

Ciclista: dia nacional alerta sobre desafios para trânsito mais seguro

Transformar a dor em uma ação positiva, ainda que em meio a processos muito difíceis, foi a experiência vivida pelo economista Persio Davison, de 73 anos. Da trágica morte de seu filho, Pedro Davison, atropelado por continue lendo…

Leia mais

Participe do “Concurso de fotografias da UCB – Imagens Cíclicas”

Descrição da concurso O primeiro concurso de fotografias da UCB – União de Ciclistas do Brasil tem o objetivo de ampliar o banco de imagens para ilustrar as ações, projetos e campanhas desenvolvidas pela instituição. continue lendo…

Leia mais

Ciclistas esbarram em falta de estrutura, segurança e conexões para pedalar nas quebradas

Ao circular pelas ruas das periferias de São Paulo, é nítido o aumento de pessoas que estão utilizando a bicicleta. Por outro lado, há diversos fatores que contribuem ou atrapalham para que mais pessoas utilizem a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Nas últimas décadas, muitos municípios brasileiros passaram a investir em infraestrutura específica para quem anda de bicicleta. O aumento das ciclovias e ciclofaixas nas grandes cidades melhorou a mobilidade dessas pessoas. Mas segundo a cicloativista continue lendo…

Leia mais

Bicicletas Públicas Compartilhadas e Meio Ambiente

Por Victor Andrade, Jessica Lucena e Marcela Kanitz do LABMOB/UFRJ.  O agravamento de problemas ambientais e das mudanças climáticas torna urgente a necessidade de reavaliar hábitos e reconsiderar os impactos das ações humanas. Atualmente, os transportes continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 20