UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Política cicloviária e as posturas controversas de vereadores de São Paulo

Por Rogério Viduedo. A vereadora Sandra Tadeu (DEM)) dá expediente na Câmara dos Vereadores de São Paulo desde 2008 e conseguiu se eleger graças ao eleitorado que o marido dela, o deputado federal Jorge Tadeu continue lendo…

Leia mais

Avante! Colabore com a campanha de contribuição financeira da UCB

A campanha anual de contribuição financeira da UCB – União de Ciclistas do Brasil conta, este ano, com um Matchfunding em parceria com a Tembici. Colabore!   Este ano, a campanha anual de contribuições da continue lendo…

Leia mais

Ações diretas e institucionais marcam luta de cicloativistas capixabas

Em julho passado tiveram início as obras para a implantação da ciclovia na Terceira Ponte, que deve ser finalizada em 2023. Parte da estrutura já pode ser visualizada por quem passa na altura do Shopping continue lendo…

Leia mais

Convivência no trânsito vem mudando com popularização da bicicleta

Popularização da bicicleta como meio de transporte tem exigido adaptações para que ciclistas, motoristas e pedestres possam conviver bem no trânsito. A diretora da União de Ciclistas do Brasil, Ana Luiza Carboni, destaca que as continue lendo…

Leia mais

UCB completa 14 anos

A UCB – União de Ciclistas do Brasil celebrou, em 24 de novembro, 14 anos de idade – pedalando mais um ano com o cicloativismo nacional e a promoção da bicicleta no Brasil! Avançamos ao continue lendo…

Leia mais

UCB muda de sede e elege nova diretoria para 2022-2023

Na noite desta terça-feira, 23/11/2021, foi realizada de forma virtual a AGO (Assembleia Geral Ordinária) da UCB, conforme publicado em edital de convocação neste site e enviado  por convocação no email para as Associadas Atuantes,  continue lendo…

Leia mais

Consulta pública sobre dados do trânsito deve incluir bicicleta, diz UCB

O Observatório da Bicicleta está realizando uma campanha nacional para estimular a participação de ciclistas, pedestres e cadeirantes na Consulta Pública realizada pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran-MDR) relativa ao acesso a dados disponíveis sobre veículos, condutores continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta cria seu Conselho Consultivo

O Observatório da Bicicleta, um instrumento mantido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, está em constante aperfeiçoamento e avançando enquanto um centro de referência em ciclomobilidade – por isso, e tendo em vista  continue lendo…

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Regional apresenta o Selo Bicicleta Brasil

O transporte motorizado contribui para agravar as mudanças climáticas, com a emissão de gases de efeito estufa e poluentes e impacta na qualidade de vida da população que vive nas cidades. Para estimular uma mobilidade continue lendo…

Leia mais

Voluntariado e bicicleta: uma ótima combinação

Por Martina Buazar . O dia do voluntário é celebrado todo dia 28 de agosto e é uma data que dá luz a importância do trabalho não remunerado a diferentes causas, ou seja, são diferentes formas continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 20