UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas lançam Carta de Mobilidade Sustentável para ser entregue a candidatos a prefeito e vereador no Recife

Uma Carta de Mobilidade Sustentável foi lançada neste domingo (18), no Recife, por associações de ciclistas, pontuando prioridades que esperam ver colocadas em prática pelos futuros prefeito e vereadores da capital pernambucana, escolhidos nas Eleições 2020. O continue lendo…

Leia mais

Entidades lançam campanha para pautar a mobilidade sustentável nas eleições

São Paulo – Entidades e especialistas em mobilidade urbana estão cobrando de candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores diretrizes e maiores investimentos em infraestrutura para o transporte coletivo e para os cidadãos que continue lendo…

Leia mais

Saiba porque a reforma do CTB coloca em risco pedestres e ciclistas

No dia 14 de outubro, a sanção do PL 3267/2019 (PL da Morte) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 14.071/2020 entrará em vigor em 180 dias. Este projeto de lei alterou continue lendo…

Leia mais

Área em frente à Paróquia de Nossa Senhora é revitalizada e se torna “Praça dos Ciclistas”, em São Fidélis

O número de ciclistas – principalmente no período de pandemia – cresceu de forma significativa em São Fidélis, no Norte Fluminense, e na região. Agora, os praticantes dessa atividade esportiva têm um espaço totalmente dedicado continue lendo…

Leia mais

Eleições 2020: Campanha cobra propostas sobre mobilidade urbana

O coletivo de ciclistas Pedal Sonoro lançou a campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020 pra discutir o transporte. A ideia é debater alternativas para mobilidade urbana com candidatos de todo país. Clique aqui para saber como sintonizar a continue lendo…

Leia mais

Em Niterói (RJ), ciclistas lançam propostas de mobilidade sustentável à candidatos

“A campanha já sugere um conjunto de propostas para as candidaturas. Em Niterói, vamos avaliar estas propostas e inserir outras demandas locais, algumas que já constam na ‘Carta-Compromisso pela Mobilidade Ativa‘, elaborada na campanha realizada continue lendo…

Leia mais

Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições

Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com continue lendo…

Leia mais

Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada

A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…

Leia mais

UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 15