UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

UCB rebate piada de Murilo Couto sobre atropelar ciclistas: “Inadmissível”

Um vídeo de stand-up do humorista Murilo Couto que começou a circular nas redes está causando polêmica. Nele, o humorista brinca com a atividade e até com as roupas utilizadas para a prática, além de continue lendo…

Leia mais

Grupos de bike repudiam piada de humorista sobre atropelamento de ciclista

Uma piada de mau gosto gerou grande repercussão entre os grupo de praticantes de ciclismo do País. Após o humorista paraense Murilo Couto brincar com os atropelamentos de ciclistas, grupos de ciclistas se mobilizaram para continue lendo…

Leia mais

“Piada” de “humorista” sobre ciclistas é desumana, vil, odiosa e violenta

Por Diego Salgado. Meu maior receio no trânsito é ser atropelado por um ônibus, porque nós, ciclistas, precisamos conviver com isso todos os dias. Eis que essa situação tão desagradável foi parar na boca de continue lendo…

Leia mais

UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito

Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta ajuda na nossa saúde mental

Por John Fontenele Araujo. Embora a elucidação da causa biológica para os distúrbios mentais permaneça um desafio, outros fatores que contribuem com o desenvolvimento dos distúrbios mentais, como os fatores sociais e ambientais, são mais continue lendo…

Leia mais

UCB: “Nota Pública em Repúdio a campanha #99entrega”

A bicicleta é uma ferramenta de transformação social que estimula e democratiza o acesso à cidade de forma saudável, sustentável e econômica, viabiliza emprego e renda para muitas pessoas, dentre outras possibilidades educativas e de continue lendo…

Leia mais

Macromobilidade

Por Gláucia Pereira.  Horace Dediu, empresário estadunidense, cunhou o termo micromobilidade pela primeira vez em 2017 no Tech Festival, em Copenhagem. Com isso, entendia que o conceito articulava novos modos ativos de transporte a modos já continue lendo…

Leia mais

Participe da 1ª Oficina de elaboração do Regimento do Fórum Mundial da Bicicleta

O FBM – Fórum Mundial da Bicicleta sempre foi realizado de forma democrática, mas por sua complexidade e importância e para evitar sua distorção, reconhece-se a necessidade de maior segurança institucional e regulatória. Sob coordenação continue lendo…

Leia mais

O que é o Programa Bicicleta Brasil?

A falta de segurança para ciclistas já causou mais de 20 mil mortes ao longo dos último 15 anos, segundo o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM). E, de acordo com o texto Cidades Cicláveis, continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 20