UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

A guerra diária que nos assombra

Em sequência à série de episódios sobre os riscos e as formas de evitar e reduzir os “acidentes” com as pessoas que pedalam, nesta edição do Expresso, nós ouvimos Uirá Lourenço (Brasília para Pessoas), Ruth continue lendo…

Leia mais

Em julho, Belém recebe o Bicicultura 2022

O Bicicultura é um encontro nacional das pessoas que gostam de pedalar e lutam pela disseminação da mobilidade por bicicleta no país. Nesta edição, que também celebra a importância da Amazônia, o Bicicultura terá uma continue lendo…

Leia mais

A vez das bikes

Por um ato de gentileza do amigo Antonio Miranda que me presenteou, estou terminando de ler “O Brasil que pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas”, produzido a várias mãos e coordenado por continue lendo…

Leia mais

Concurso de fotografia movimenta ciclistas mostrando registros dos diversos usos da bicicleta no Brasil

A iniciativa foi da União de Ciclistas do Brasil – UCB. O concurso obteve mais de 140 inscrições de todas as Regiões do país. Oportunidade de partilha da relação afetiva e política com a bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Conheça o catálogo de fotos vencedoras do Concurso Imagens Cíclicas da UCB

O concurso ‘Imagens Cíclicas’ foi realizado no segundo semestre de 2021. Contou com mais de 140 inscritos, e a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil. O resultado final foi divulgado em novembro. continue lendo…

Leia mais

Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022

.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta.   Quem realiza continue lendo…

Leia mais

UCB lança “Campanha MROSC no Cicloativismo” visando expandir as parcerias entre as organizações locais e o poder público

As organizações da sociedade civil (OSCs) prestam um relevante serviço para a democratização e para a sustentabilidade ambiental e, por isso, necessitam de amplo reconhecimento social, o que inclui o devido respaldo e segurança legal. continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2021: compilação de eventos, notícias e repercussão

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017 . A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta continue lendo…

Leia mais

Os eventos sobre mobilidade nos dois anos de pandemia: o que podemos aprender com a CicloAgenda da UCB

Introdução: os eventos no contexto da pandemia A pandemia da Covid-19 impactou sobre todas as dimensões da vida humana e provocou, ou acelerou, mudanças nos modos de relacionamento e nas atividades de toda a sociedade. continue lendo…

Leia mais

UCB inicia projeto para analisar dados de ciclomobilidade do Strava

Ciente da importância dos dados gerados por aplicativos para compreender o uso da bicicleta nas cidades, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do seu Observatório da Bicicleta, obteve a aprovação para continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 20