UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais

Pesquisa busca subsídios para elaboração da Estratégia Nacional da Promoção da Mobilidade por Bicicleta

Em parceria com diversas instituições, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está promovendo a Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta. O objetivo é coletar subsídios para a elaboração da Estratégia Nacional de Promoção continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de todo país pedem apoio para ampliar uso da bicicleta como transporte sustentável e incremento na economia individual

De acordo com levantamento da União de Ciclistas do Brasil (UCB), 14 milhões de brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. A UCB existe há 13 anos, tem 6 grupos de trabalho e 5 continue lendo…

Leia mais

Prorrogadas as inscrições para o Fórum Mundial da Bicicleta até 19/05

O 10º Fórum Mundial da Bicicleta – FMB10 será realizado em Rosário, na Argentina, entre 8 e 12 de setembro de 2021 e já estão abertas as inscrições para quem desejar apresentar trabalho. Devido à continue lendo…

Leia mais

Saiba como integrar o Ciclomapa de sua cidade no site de sua instituição

O Ciclomapa, uma ferramenta gratuita, colaborativa e confiável para levantar, monitorar e expor a infraestrutura, serviços e informações para uso da bicicleta nas cidades brasileiras, agora pode ser incorporados em sites. Isto significa que a continue lendo…

Leia mais

Com quase 100 km de ciclovias, Praia Grande celebra o Dia Mundial da Bicicleta

Atualmente, Praia Grande conta com 98,9 km de ciclovias e ciclofaixas, número que a destaca como a maior malha cicloviária da Baixada Santista e uma das principais em todo o país. Neste Dia Mundial da continue lendo…

Leia mais

UCB lança edital para criação do Portal da Estratégia Nacional da Bicicleta

A União de Ciclistas do Brasil – UCB – convida empresas que atuam com design gráfico e desenvolvimento de sites a se inscreverem no Edital 03/2021 – Elaboração do Portal da Estratégia Nacional da Bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Conheça os resultados da campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020”

A campanha inseriu a pauta da mobilidade sustentável no debate eleitoral de 26 cidades brasileiras em 2020 Chega ao fim a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, uma ação organizada pela Associação pela Mobilidade a Pé continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta contrata Assistente de Conteúdo

A UCB – União de Ciclistas do Brasil contrata Assistente de Conteúdo para realizar trabalho de inserção de publicações no Acervo do Observatório da Bicicleta, um projeto do seu GT Pesquisa, entre outros serviços. O continue lendo…

Leia mais

Pesquisa pública ajuda o Brasil a valorizar a mobilidade por bicicleta

Na tentativa de ampliar a participação da bicicleta nas cidades brasileiras, uma pesquisa nacional foi lançada para ser respondida pela população, tanto a que pedala como a que não usa bike, mas tem vontade. Gente continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 20