Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Unidades de conservação se tornam opção para cicloturismo e MTB

O programa Ciclorrotas da Fundação Florestal mapeou 1.500 km de trilhas no estado de São Paulo com apoio das Unidades de Conservação (UCs). São 44 UCs envolvidas no programa, que ao longo do último ano continue lendo…

Leia mais

Pandemia populariza o uso de transportes sustentáveis, aponta pesquisa

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos continue lendo…

Leia mais

Servidores e servidoras do Fórum de São Luís usam bicicleta para irem ao trabalho

Um grupo de servidores e servidoras do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) está utilizando a bicicleta como meio de transporte para irem ao trabalho. Morando em bairros diferentes, eles vão se encontrando ao longo do continue lendo…

Leia mais

Pra que carros voadores se podemos caminhar?

Ideias futuristas devem ficar apenas nos desenhos animados; conceito de mobilidade ativa e sustentabilidade são tendências dos próximos anos. Às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio assombrou o mundo com um novo tipo de continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Série Vamos de Bicicleta. A bicicleta é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

bicicleta é uma invenção sensacional. Ela é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das continue lendo…

Leia mais

Bicicletas Públicas Compartilhadas e Meio Ambiente

Por Victor Andrade, Jessica Lucena e Marcela Kanitz do LABMOB/UFRJ.  O agravamento de problemas ambientais e das mudanças climáticas torna urgente a necessidade de reavaliar hábitos e reconsiderar os impactos das ações humanas. Atualmente, os transportes continue lendo…

Leia mais

Ruas Completas no Brasil: relatório reúne cidades que redesenharam vias com foco nas pessoas

A transformação das cidades construídas para os carros em ambientes que priorizam o bem-estar e a mobilidade de todas as pessoas pode tornar os centros urbanos mais resilientes e inclusivos. Não é trivial mudar ideias continue lendo…

Leia mais

O ano de 2020 foi o melhor da história para as bicicletas na Europa

O mercado de bicicletas nos 27 países da União Europeia e no Reino Unido teve um crescimento de 40% nas vendas de 2019 para 2020. Foram 22 milhões de bicicletas convencionais e elétricas vendidas e continue lendo…

Leia mais

Dicas para pedalar com conforto e segurança no inverno

Pedalar no inverno requer alguns cuidados especiais. É mais difícil acordar cedo para encarar o frio das manhãs, assim como exige um aquecimento adequado. E se você costuma pedalar no final do dia, precisa de continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 16