Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro

Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que continue lendo…

Leia mais

47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha

Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo. O levantamento, que aponta a percepção da população continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita mostra que brasileiro pensa em substituir carros ou motos por transportes mais limpos

A maioria dos brasileiros pensa em substituir o uso de carros ou motos, movidos a combustíveis fósseis, por meios de transporte mais limpos,como bicicletas, patinetes, trem ou metrô. Os dados são da pesquisa inédita encomendada continue lendo…

Leia mais

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte continue lendo…

Leia mais

Por que as cidades são tão hostis às mulheres?

Marina Harkot, pesquisadora e cicloativista, foi morta em crime de trânsito no sábado, em SP. Leia um de seus artigos, em que analisa deslocamentos femininos na metrópole — em especial os riscos e dificuldades de continue lendo…

Leia mais

Levantamento do WRI mostra mudanças na mobilidade urbana em capitais após impacto da pandemia

Pesquisa pela internet ainda em andamento, realizada pelo Centro de Excelência BRT+, com apoio do WRI Brasil, mostra alguns resultados prévios do impacto da pandemia do coronavírus no comportamento das pessoas diante da mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia

Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem continue lendo…

Leia mais

ObservaBici lança Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade

A Agenda da Ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta, uma ferramenta aberta e colaborativa, converteu-se, através de novas funcionalidades, em um Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade. Como consequência, mesmo eventos já realizados podem ser continue lendo…

Leia mais

Ciclovias representam apenas 1% da malha viária das capitais no país (2014)

Levantamento mostra que as cidades têm 1.118 km exclusivos para bikes. Só Boa Vista, RR, não tem nenhuma ciclovia implantada. Em meio à crescente frota de automóveis nas grandes cidades do país, as bicicletas lutam continue lendo…

Leia mais

Malha cicloviária das capitais cresce 133% em 4 anos e já passa de 3 mil quilômetros (2018)

São 3.291 km de vias destinadas aos ciclistas; em 2014, eram 1.414 km. Ainda assim, elas correspondem a apenas 3,1% da malha viária total das cidades. As capitais do país já contam com 3.291 km continue lendo…

Leia mais
1 17 18 19 20 21 22