Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Balneário Camboriú será palco da primeira pesquisa microclimática de ciclofaixas no Brasil

O Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann, e sua equipe da Universidade Federal de Santa Maria/RS, pretendem investigar a exposição dos ciclistas às condições microclimáticas nas ciclofaixas de Balneário Camboriú, e avaliar o potencial climático de continue lendo…

Leia mais

Niterói quer incentivar uso da bicicleta para o turismo

A Prefeitura de Niterói quer incentivar o uso da bicicleta para o turismo e busca saber o perfil do turista que usa esse tipo de transporte nos seus deslocamentos. O objetivo é desenvolver políticas públicas continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais

Convocatória Perfil Ciclista 2021

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade. Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso. Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades continue lendo…

Leia mais

80% das empresas usam ou pretendem usar a bicicleta em entregas

A última etapa da entrega de produtos para comércio ou consumidores finais é sempre a mais cara. Conhecido como “última milha”, esse trecho é sempre um desafio logístico. Um novo estudo mostrou que as grandes continue lendo…

Leia mais

Pandemia muda lazer dos brasileiros e bicicleta ganha destaque, mostra pesquisa

Se a pandemia fez o brasileiro gastar mais com bens para a casa, aplicativos de entrega de comida e material de construção, também mudou os hábitos de lazer das pessoas. Com o fechamento de academias continue lendo…

Leia mais

Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país

O Boletim de Logística de 2021, produzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), traz números que revelam um aumento nos investimentos públicos federais em mobilidade e serviços continue lendo…

Leia mais

Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda 

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis    Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões continue lendo…

Leia mais

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…

Leia mais

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado continue lendo…

Leia mais
1 15 16 17 18 19 22