Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Eleições 2020: o que precisa ser discutido para impulsionar o acesso sustentável e inclusivo à cidade?

As eleições municipais abrem uma importante janela de oportunidade para definição dos rumos que podem melhorar a qualidade de vida da população nas cidades brasileiras. Os debates sobre acesso a empregos e sobre a qualidade continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita traçará perfil do ciclista soteropolitano; participe

Uma pesquisa pública inédita para estudar o perfil dos ciclistas de Salvador foi lançada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). O objetivo é conhecer quem são essas pessoas que pedalam, qual o momento de maior movimento, continue lendo…

Leia mais

Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte

Relatório apresenta uma radiografia do problema no Brasil e traz propostas de soluções em nível nacional, estadual e municipal O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou continue lendo…

Leia mais

Pesquisa mostra maior geração de emprego ao redor de ciclovias

As ciclovias instaladas em algumas cidades americanas melhoraram a economia das áreas vizinhas, segundo pesquisa publicada no primeiro semestre, feita totalmente antes da pandemia. No total, o estudo apresentado por pesquisadores da Portland State University e do continue lendo…

Leia mais

Ciclomobilidade e pandemia: novo cenário, renovados desafios

André Geraldo Soares Coordenador do GT Pesquisa e do Observatório da Bicicleta da UCB – União de Ciclistas do Brasil O fenômeno social e biológico mais alastradamente devastador já experimentado pela humanidade viva colocou a bicicleta em evidência. Aos continue lendo…

Leia mais

Nova rota de cicloturismo vai atrair ciclistas de todo o País e do Mercosul para a região

Um encontro em agosto deste ano marcou a fundação da União dos Municípios do Circuito Paleontológico (UMCP), que pretende criar uma rota de cicloturismo na região a partir de 2021. O trajeto, que deve entrar continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa internacional sobre mudanças nos hábitos de deslocamento durante a Covid19 – WRI

A Covid-19 alterou a vida nas cidades brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre integram um estudo internacional sobre os impactos da pandemia na forma como as pessoas se deslocam continue lendo…

Leia mais

“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”

Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…

Leia mais

“Pesquisa de acadêmica da Udesc Laguna propõe formas para estimular cicloturismo” através da hospedagem

“ A acadêmica Jeane Silva, da décima fase do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, elaborou artigo científico que apresenta continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap: ciclomobilidade

“Inscrições abertas para a edição 2020 do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap   “Está no ar a quarta edição do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap. Este projeto tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22