Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, continue lendo…

Leia mais

“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”

Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…

Leia mais

Campo Grande: “Grupo da Capital faz abaixo-assinado por ciclovias temporárias durante pandemia”

“Ciclistas de Campo Grande tentam junto à prefeitura da Capital a ampliação de ciclovias pela cidade. A ideia, de acordo com projeto lançado pelo grupo, é aumentar as possibilidades durante o período de pandemia e continue lendo…

Leia mais

“Pressão pela mobilidade urbana sustentável nas eleições”

“Pressionar candidatos a prefeito e a vereador para que conheçam e incluam projetos focados na mobilidade urbana sustentável. E saber fazer essa pressão da forma mais inteligente possível. Essa é a estratégia da campanha Mobilidade continue lendo…

Leia mais

Iniciativas brasileiras de mobilidade e inclusão estão na final do Prêmio Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen divulgou as organizações finalistas do primeiro Prêmio Fundação Volkswagen, realizado em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation. Ao todo, a premiação recebeu 406 inscrições de todos os Estados brasileiros e Distrito continue lendo…

Leia mais

Mestre em educação, venezuelano recomeça vida em São Paulo

Há um mês e meio em São Paulo, o venezuelano Gustavo Moncada Guédez esboça em um pedaço de papel o mapa de seu país para explicar a extração de recursos minerais destinados, segundo ele, à China. O continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

“Coletivo Pedal das Minas realiza campanha ‘Bicicleta Para Futuros Possíveis’ em São Luís”

“Com intuito de entender a dinâmica e demandas das pessoas que utilizam a bicicleta, como meio de transporte em São Luís, o coletivo Pedal das Minas realizou uma consulta pública nomeada Bicicleta Para Futuros Possíveis.  continue lendo…

Leia mais

“Ciclismo: a ascensão do esporte que virou estilo de vida mesmo na pandemia”

” “Quando iniciei no ciclismo eu estava com 110 kg, levava uma vida sedentária, fumava e tinha problemas de hipertensão. Depois da bike, comecei a reduzir peso, melhorar minha qualidade de vida e fui ganhando gosto. continue lendo…

Leia mais

“Micromobilidade: Opção sustentável, prática e acessível”

“Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, nas cidades mais populosas do mundo, a maioria das viagens já é feita a pé, de bicicleta e de transporte público. Muitas cidades da Índia, por continue lendo…

Leia mais
1 35 36 37 38 39 47