Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Como conversa entre amigos deu origem a ciclovia na Terceira Ponte

Conheça a história dos Ciclistas Urbanos Capixabas e como o empenho deles acabou levando a construção do espaço para quem anda de bicicleta na Terceira Ponte. A ideia de construir uma ciclovia na Terceira Ponte continue lendo…

Leia mais

‘O fluxo do trânsito melhora quando a velocidade máxima é menor’

No mês da Segurança Viária, a União de Ciclistas do Brasil-UCB, em parceria com entidades ligadas ao tema, promoverão em Brasília dois eventos para lançar o projeto Vias Seguras, que propõe a redução de velocidade continue lendo…

Leia mais

Saiba quem foi Detinha Son, a ciclista que dá nome à ciclovia da Terceira Ponte

O nome da ciclovia da Terceira Ponte, que vai ser inaugurada neste domingo (27), é uma homenagem à ciclista e ativista Deusdedet Alle Son, chamada por todos de Detinha Son. O local receberá o título de continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2023: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero usa a bicicleta como ferramenta social

O uso da bicicleta como alternativa para mobilidade urbana é cada vez mais procurado pelas pessoas nas cidades como forma de utilizar um transporte mais sustentável e econômico, fugindo do trânsito e evitando gastar horas continue lendo…

Leia mais

Confira vídeos e fotos dos primeiros momentos da ciclovia da Terceira Ponte

A ciclovia da Terceira Ponte está oficialmente inaugurada e já levou muitos ciclistas e também pedestres a cruzarem a via no sentido Vitória-Vila Velha e vice-versa neste domingo (27). Além da mobilidade e da ajuda continue lendo…

Leia mais

UCB participa do lançamento Frente Parlamentar do Ciclista

Nesta quarta-feira (16/08) foi lançada a Frente Parlamentar do Ciclista no Hall de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. A Frente é coordenada pelo Dep. Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ), que firmou compromisso em debater projetos voltados continue lendo…

Leia mais

Ciclistas protestam na Esplanada dos Ministérios e pedem mudanças nas leis de trânsito

Ciclistas protestaram neste fim de semana na Esplanada dos Ministérios cobrando mudanças nas leis de trânsito. O grupo pede o fim da impunidade de quem comete crimes ao volante e também mais fiscalização nas ruas.

Leia mais

Ciclistas e pedestres no trânsito; romance policial brasiliense; Frente Parlamentar pelo Hip Hop

Ouça os episódios Bloco 1 – Feijoada Completa debate os principais desafios enfrentados por ciclistas e pedestres. A Câmara realizou audiência pública para discutir a mobilidade ativa, que é aquela realizada por ciclistas, pedestres, skatistas continue lendo…

Leia mais

Vítimas da insegurança, ciclistas querem ser vistos como parte do trânsito em Campo Grande

Comemorativo ou não, o Dia do Ciclista, celebrado neste sábado (19), tem sua força. Ao menos para quem usa a bicicleta como meio de transporte em Mato Grosso do Sul, a “briga” é para que continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 47