Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

NG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento integral das crianças

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos. Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças. Além disso, também é continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: Ministério lança documento para estimular uso da bicicleta

O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por continue lendo…

Leia mais

Mobilidade por bicicleta é debatida na Confederação Nacional de Municípios

Agenda prevê que a bicicleta represente 25% dos meios de mobilidade. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), ativistas pelo uso de bicicletas chegaram sob duas rodas à sede da Confederação Nacional de continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal: uma forma divertida de medir a eficiência dos meios de transporte

Na próxima segunda-feira (25/09), a ONG Rodas da Paz, promoverá mais uma edição do Desafio Intermodal. A iniciativa é realizada anualmente como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro, e se propõe a continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal de Curitiba terá patinete, táxi, carro e skate

No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados. As comemorações já acontecem a partir continue lendo…

Leia mais

Boas práticas em desenho de ruas para ciclistas são pauta de encontro promovido pela Prefeitura do Recife

Uma cidade que protege os mais frágeis no trânsito: esse é o objetivo de uma política de mobilidade ativa, assunto do workshop “Desenho de Infraestruturas mais Seguras para Ciclistas”, realizado nesta terça-feira (19), pela Prefeitura continue lendo…

Leia mais

Bike Arte Brasil: Festival vai levar cultura da bicicleta para cinco cidades brasileiras

Projeto está com edital aberto para selecionar propostas nas áreas de grafite, serigrafia, produção cultural e cicloativismo. Depois de um tempo longe das ruas, o Bike Arte Brasil, festival feito pelo Instituto Aromeiazero, vai voltar continue lendo…

Leia mais

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

“A mitigação do risco e redução da gravidade dos sinistros está diretamente relacionada à velocidade praticada. O desafio de se promover a readequação das velocidades nos meios urbanos passa não somente pela regulamentação e esforço continue lendo…

Leia mais

Ativismo sobre duas rodas: a história de origem da Ciclovia da Vida

Conheça a história dos Ciclistas Urbanos Capixabas e como o empenho deles acabou levando a construção do espaço para quem anda de bicicleta na Terceira Ponte em Vitória, no Espírito Santo.

Leia mais

Como reduzir limite de velocidade pode diminuir mortes no trânsito

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), prometeu diminuir o limite de velocidade para os carros em avenidas na orla das praias da cidade — 70 km/hora é o máximo permitido hoje.O anúncio continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 47