Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Grupo com 40 mulheres ciclistas é atacado na avenida Paulista
m grupo com mais de 40 mulheres ciclistas foi atacado por um homem enquanto pedalava pela avenida Paulista, no centro de São Paulo, na noite da última quarta-feira (24). De acordo com a publicação da continue lendo…
Caso Marina Harkot: Ativistas levam bicicletas a fórum para protestar contra motorista que atropelou e matou ciclista em SP
‘Atropelar ciclista não é acidente’ e outras faixas foram exibidas por manifestantes nesta quarta (24) em frente a fórum onde empresário José Maria Júnior acompanhou 1ª audiência do caso de 2020. Ele responde em liberdade continue lendo…
Homem que avançou contra ciclistas é condenado por tentativa de homicídio em Cascavel/PR
O Tribunal do Júri de Cascavel condenou um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2016. Ele avançou com o carro contra um grupo de ciclistas, tendo atingido continue lendo…
Segurança do ciclista é destaque no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito no DF
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, neste domingo (21), uma atividade com ciclistas em homenagem ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A escolha de ação educativa direcionada à segurança do continue lendo…
Por que o atropelador da ciclista Marina Harkot precisa ser condenado com rigor
Por Nabil Bonduki. Nos sete primeiros meses de 2021, o número de ciclistas que morreram nas ruas de São Paulo aumentou 52% em relação a 2020. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 13.718 ciclistas foram a continue lendo…
Ciclistas vítimas de atropelamento convivem com a sensação de impunidade
Acidentes de trânsito que envolvem carro e bicicleta têm crescido nos últimos meses. Na comparação com alguém que trafega em automóvel, quem anda de bicicleta tem oito vezes mais risco de morrer em uma colisão. As continue lendo…
Ciclistas recebem formação gratuita de pilotagem segura em Fortaleza
Ciclistas da Capital têm agora a oportunidade de aprender gratuitamente sobre comportamento e técnicas de condução no meio urbano. A partir desta quinta-feira, 4, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) oferta curso gratuito de pilotagem segura. continue lendo…
Motorista que atropelou e matou duas mulheres em ciclofaixa em Joinville responderá por homicídio
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou, na tarde desta quarta-feira (3/11), com ação penal contra o motorista que, supostamente embriagado, atropelou e matou duas ciclistas que trafegavam sobre uma ciclofaixa no Município de continue lendo…
Além das mortes, os acidentes envolvendo ciclistas podem causar lesões irreversíveis, como ocorre com os motociclistas
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia chama a atenção da população para os acidentes com ciclistas. Segundo estimativas não oficiais da organização, 500 ciclistas morrem em acidentes por ano no Brasil. O médico Robson continue lendo…
Ciclistas reclamam da falta de segurança e infraestrutura em Aracaju
Mais de cinco mil pessoas utilizam ciclovias todos os dias em Aracaju, mas essa parcela da população que opta pela bicicleta sofre com riscos diariamente. Esses usuários apontam descaso do poder público com a segurança continue lendo…