Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Bike é Legal: “Há o que comemorar no Dia Nacional do Ciclista?”

A próxima quinta feira (19) é o Dia Nacional do Ciclista, mas há o que comemorar nesse dia? No na lata de hoje, Renata Falzoni fala sobre a impunidade nos crimes de trânsito e o continue lendo…

Leia mais

“Acidente de Trânsito” ou “Sinistro de Trânsito”

Por Gisele Flores. O termo comumente empregado para designar a ocorrência de evento danoso que envolva veículo(s), via(s), homem(s) e/ou animal(is) é “acidente”, mas será mesmo que o que vemos acontecer e ser noticiado todos continue lendo…

Leia mais

Como reduzir acidentes com bicicletas no Brasil?

Cada vez mais brasileiros têm aderido às bicicletas, mas a falta de políticas públicas que garantam a segurança de quem pedala tem levado ao aumento no número de acidentes nas vias. Só no último ano, continue lendo…

Leia mais

Acidente de trânsito agora é sinistro de trânsito. Entenda a mudança

Em fevereiro deste ano falamos sobre a mudança. Mas apesar do pouco tempo, entendemos que é preciso falar mais e mais sobre ela para que a sociedade compreenda e assimile. Atendendo a uma reivindicação que continue lendo…

Leia mais

ABNT muda terminologia e adota a expressão sinistro de trânsito para qualificar incidentes no tráfego

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a revisão da NBR 10697/2018 e redefiniu os termos técnicos usados na preparação e execução de pesquisas relativas e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais a continue lendo…

Leia mais

MP recebe denúncia contra humorista que fez ‘piada’ com atropelamento de ciclista

O comentário do humorista Murilo Couto em um show de stand up, e que viralizou no fim de semana, pode render um processo na Justiça. O caso foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto faz piada com atropelamento de ciclistas e é criticado

O humorista Murilo Couto recebeu críticas por um vídeo divulgado nas redes sociais, nesta segunda-feira (12).  Nas imagens, o comediante ao saber que um espectador é ciclista, faz piadas a respeito das roupas coladas e posições na continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto incita atropelamento de ciclistas

Os casos de atropelamento de ciclistas têm aumentado em todo o país. Sem um espaço adequado para circulação, os amantes do ciclismo ou aqueles que também usam a bicicleta como meio de transporte precisam se continue lendo…

Leia mais

UCB rebate piada de Murilo Couto sobre atropelar ciclistas: “Inadmissível”

Um vídeo de stand-up do humorista Murilo Couto que começou a circular nas redes está causando polêmica. Nele, o humorista brinca com a atividade e até com as roupas utilizadas para a prática, além de continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 21