Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Não foi acidente: impunidade no trânsito é favorecida no Brasil

Por Kelly Fernandes. É comum que motoristas se incomodem em dividir o espaço viário com pessoas que caminham e pedalam, queixando-se do tempo dos semáforos, dos considerados excessos de fiscalização, das restrições de velocidade ou da continue lendo…

Leia mais

Por cidades protetoras de vida: todas e todos têm direito de pedalar em segurança!

Essa condição se agrava em razão de dois fatores que se complementam. Em primeiro é o fato de que as cidades continuam a ser priorizadas para o modal motorizado sem planejamento adequado para o modal continue lendo…

Leia mais

Pedalar ainda é ato de coragem nas grandes cidades brasileiras

A morte da pesquisadora e cicloativista Marina Kohler Harkot, aos 28 anos, em um acidente de trânsito na zona oeste de São Paulo na madrugada de domingo (8/11) evidencia, mais uma vez, a necessidade de transformar continue lendo…

Leia mais

Morte de cicloativista em SP leva bicicletas no trânsito para campanha; favoritos têm planos genéricos

Na disputa pela Prefeitura de São Paulo, os trechos sobre projetos para ciclovias e ciclistas dos programas de governo dos candidatos que lideram a disputa mostram características e qualidades variadas, passando do vago para o continue lendo…

Leia mais

Morte de cicloativista Marina Harkot gera comoção e pedido por justiça

A morte da cicloativista Marina Kohler Harkot, 28 anos, na madrugada do último domingo, 8, em São Paulo, causou comoção e revolta, além de pedidos por justiça e melhores políticas de mobilidade urbana. A jovem era continue lendo…

Leia mais

Holanda decide: 30 km/h é a velocidade máxima nas cidades

A Câmara de Representantes (parlamento) da Holanda aprovou na terça-feira (27) uma proposta para introduzir um limite de velocidade de 30 km/h em todas as áreas urbanizadas do país. Essa limitação poderá incluir também trechos continue lendo…

Leia mais

Ciclista de 28 anos morre atropelada em SP; motorista fugiu

A pesquisadora e cicloativista Marina Harkot, 28, morreu no início da madrugada de hoje após ser atropelada enquanto andava de bicicleta em uma via do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Ela não resistiu e continue lendo…

Leia mais

Homenagem à ciclista Marina Kohler Harkot, morta por atropelamento na zona oeste de São Paulo

“Ato também foi para protestar contra mortes no trânsito; motorista fugiu sem prestar socorro”. Veja as fotografias na publicação original.

Leia mais

Países Baixos estudam tecnologia para reduzir mortes causadas por bicicletas elétricas

A nova técnica consiste em desligar os motores de bicicletas elétricas ao entrar em áreas residenciais. O objetivo é reduzir as mortes nas estradas que são causadas por veículos que têm cada vez mais potência. continue lendo…

Leia mais

Associação Chopinzinhense de Ciclismo lança projeto “Trânsito Legal”

Com a constante evolução do Ciclismo Nacional, Estadual e Regional a Associação Chopinzinhense de Ciclismo – AChoc, cumprindo seu Estatuto Social, representando seus associados e demais ciclistas, lançou na tarde de quinta-feira (05), o projeto continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 17