Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Grupos de bike repudiam piada de humorista sobre atropelamento de ciclista

Uma piada de mau gosto gerou grande repercussão entre os grupo de praticantes de ciclismo do País. Após o humorista paraense Murilo Couto brincar com os atropelamentos de ciclistas, grupos de ciclistas se mobilizaram para continue lendo…

Leia mais

“Piada” de “humorista” sobre ciclistas é desumana, vil, odiosa e violenta

Por Diego Salgado. Meu maior receio no trânsito é ser atropelado por um ônibus, porque nós, ciclistas, precisamos conviver com isso todos os dias. Eis que essa situação tão desagradável foi parar na boca de continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike: “Nota de repúdio às ‘piadas’ do humorista Murilo Couto”

Assistimos consternados a um trecho do stand up de comédia do humorista Murilo Couto em que este zomba e, pior, concorda com atropelamentos e mortes de ciclistas no Brasil. Nos últimos 10 anos, quase 14 mil ciclistas continue lendo…

Leia mais

UCB: “Atropelar ciclistas é crime: nota de repúdio ao humorista Murilo Couto”

Recentemente, recebemos um vídeo de um show “stand up comedy”, onde o humorista Murilo Couto ridiculariza ciclistas e afirma que motoristas de ônibus tem “razão para atropelar ciclistas, porque eles atrapalham, já que ônibus andam continue lendo…

Leia mais

Murilo Couto pode responder na justiça por enaltecer crime de trânsito

Alguns comediantes recorrem à polêmica para alcançar o sucesso. Ou ao humor de humilhação, para agradar a uma parcela de audiência sem precisar pensar muito. Ao que parece, são essas as premissas que norteiam o continue lendo…

Leia mais

CBC: “Nota de Repúdio – Manifestação a respeito das declarações do humorista Murilo Couto”

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), vem à público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo Sr. Murilo Couto durante um dos seus shows de stand up comedy, viralizado recentemente através de vídeo nas redes continue lendo…

Leia mais

Na Europa, em 2022, todos os carros terão limitadores de velocidade

Todos os carros novos vendidos a partir de 2022 na União Europeia serão equipados com dispositivos para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade. O limitador de velocidade integra uma série de recursos continue lendo…

Leia mais

Empatia no trânsito: o que ocorre quando motorista assume lugar do ciclista

Por Kelly Fernandes. O exercício de ver o mundo através dos olhos de outras pessoas e partilhar da perspectiva delas também pode ser nomeado como empatia. No trânsito, colocar-se no lugar do outro é essencial continue lendo…

Leia mais

Dicas para pedalar com conforto e segurança no inverno

Pedalar no inverno requer alguns cuidados especiais. É mais difícil acordar cedo para encarar o frio das manhãs, assim como exige um aquecimento adequado. E se você costuma pedalar no final do dia, precisa de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas e pedestres poderão estar mais protegidos nas ruas com auxílio da tecnologia

Usuários vulneráveis no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões, peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 21