Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Segurança de ciclistas na pauta do GDF

A criação de uma comissão para acompanhar as políticas públicas voltadas ao ciclismo, a elaboração de estudos técnicos para melhorar a sinalização e o trânsito nas obras viárias e o lançamento de campanhas educativas são continue lendo…

Leia mais

Infrações por tráfego em modais para ciclistas caem 57% em Fortaleza

A demarcação nas cores vermelha e branca, acompanhada do desenho de uma bicicleta, em geral, indica quem pode trafegar ali. Apesar da sinalização feita no solo, condutores de carros e motos seguem cometendo infrações em continue lendo…

Leia mais

Ghost bikes: Rodas da Paz homenageiam ciclistas mortos nas ruas do DF

No próximo domingo (18/10), a ONG Rodas da Paz prestará uma homenagem aos ciclistas Ricardo Aragão, Francisco de Sales e Maurício da Cruz, mortos no trânsito do Distrito Federal. Na ocasião, serão instaladas três “ghost bikes” próximo continue lendo…

Leia mais

4 caminhos para ruas mais seguras aos ciclistas

Com o crescimento do número pessoas pedalando nas ruas durante a pandemia, há também o risco de aumento de acidentes envolvendo bicicletas, o que demanda mais segurança para ciclistas. Esse tipo de ocorrência vinha crescendo continue lendo…

Leia mais

Ciclista que perdeu olfato e paladar em grave acidente será indenizada em R$ 150 mil

Uma ciclista será indenizada em mais de R$ 150 mil, a título de compensação por danos morais e físicos, após sofrer um acidente de trânsito que resultou em invalidez total permanente a partir da perda continue lendo…

Leia mais

Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte

Relatório apresenta uma radiografia do problema no Brasil e traz propostas de soluções em nível nacional, estadual e municipal O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou continue lendo…

Leia mais

Bicicletas têm alta procura, mas acidentes seguem na mesma linha

Os acidentes que envolvem ciclistas são preocupantes, já que não raramente há vítimas pois a bicicleta não tem a proteção de um carro. Segundo dados do Infosiga, banco de dados que reúne informações de acidentes continue lendo…

Leia mais

Ciclistas alertam para os cuidados com a segurança na hora de andar de bike

Durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece no Brasil até o próximo dia 25, ciclistas reforçam a importância da educação do trânsito desde a primeira infância para formar condutores mais responsáveis e, assim, reduzir continue lendo…

Leia mais

Mortes de ciclistas crescem em rodovias de SP, e agência toma medidas

O número de mortes de ciclistas apresentou crescimento nas rodovias paulistas nos primeiros sete meses no ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os óbitos saltaram de 22 para 27, de acordo continue lendo…

Leia mais

Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga

Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 17