Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

ABNT muda terminologia e adota a expressão sinistro de trânsito para qualificar incidentes no tráfego

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a revisão da NBR 10697/2018 e redefiniu os termos técnicos usados na preparação e execução de pesquisas e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais relacionados a continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam da falta de segurança e infraestrutura em Aracaju

Mais de cinco mil pessoas utilizam ciclovias todos os dias em Aracaju, mas essa parcela da população que opta pela bicicleta sofre com riscos diariamente. Esses usuários apontam descaso do poder público com a segurança continue lendo…

Leia mais

Marina Harkot: Caso de ciclista morta em SP terá 1ª audiência em novembro

A Justiça marcou para o dia 24 de novembro, às 13h30, a primeira audiência de instrução presencial sobre o caso da ciclista Marina Harkot, atropelada e morta na zona oeste de São Paulo, em novembro continue lendo…

Leia mais

Pesquisa de mestrado da UEL revela oito pontos de sinistros com ciclistas em Londrina

Embora Londrina apresente um número de 9.000 viagens de bicicleta todos os dias, isto representa somente 1,1% do total de viagens realizadas na cidade por algum veículo – metade da média nacional de cidades do mesmo porte, continue lendo…

Leia mais

Novo PNATRANS alinha Brasil à agenda global de redução de mortes e lesões no trânsito

Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um continue lendo…

Leia mais

Governo Federal lança Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Dados sobre vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, acidentes e multas de trânsito nas cidades brasileiras. Essas e outras informações estão no Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), ferramenta lançada nesta semana continue lendo…

Leia mais

Número de acidentes e de feridos envolvendo bicicletas aumenta em 2021 em Porto Alegre

O número de acidentes com bicicletas e de pessoas feridas nas ocorrências em Porto Alegre aumentou 58,4% e 70%, respectivamente, em 2021, na comparação com o ano passado. De acordo com dados da Empresa Pública de Transporte continue lendo…

Leia mais

Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%

A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo continue lendo…

Leia mais

Acidentes com ciclistas crescem 30% em 2021

Estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e publicado em agosto revela aumento alarmante no número de sinistros envolvendo ciclistas traumatizados nos primeiros cinco meses de 2021. Na comparação com o mesmo período do continue lendo…

Leia mais

Porque se chama acidente quando se deveria chamar sinistro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a Assembleia Geral da ONU, celebrada a 10 de abril de 2014 sobre as melhorias da Segurança Rodoviária a Nível Mundial, não utiliza uma única vez o terminologia acidente quando se refere a continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 21