Monitoramento do Poder Judiciário

O Poder Judiciário (nas esferas federal, representada pelo Supremo Tribunal Federal; estadual, representada pelos Tribunais Estaduais; e municipal, representada pelos juízes), a quem cabe exigir a aplicação dos direitos civis, é o guardião das leis e decide sobre infrações e conflitos legais.

Sua importância, para a ciclomobilidade, reside no fato de ser a instância final de decisões sobre a ação fiscalizatória e punitiva dos órgãos de trânsito, sobre contestações de políticas públicas e sobre o descumprimento de leis pelo Poder Executivo.


MONITORAMENTO DO JUDICIÁRIO PELA UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do seu GT Jurídico, executa as seguintes ações a respeito do poder judiciário:

  • Monitoramento de jurisprudências: reunião de decisões judiciais sobre assuntos relacionados à ciclomobilidade para embasar ações judiciais por parte de interessados
  • Consultoria legal: respostas a questionamentos realizados por associados/as da UCB sobre qualquer tema legal (a depender da capacidade de atuação dos voluntários do GT Jurídico

CONTEÚDO SOBRE JUDICIÁRIO E JUSTIÇA NO OBSERVABICI

Os temas Judiciário, Justiça e Jurisprudência constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE JUDICIÁRIO

INSIRA JUDICIÁRIO

Notícias relacionadas

Caso Marina Harkot: Ativistas levam bicicletas a fórum para protestar contra motorista que atropelou e matou ciclista em SP

‘Atropelar ciclista não é acidente’ e outras faixas foram exibidas por manifestantes nesta quarta (24) em frente a fórum onde empresário José Maria Júnior acompanhou 1ª audiência do caso de 2020. Ele responde em liberdade continue lendo…

Leia mais

Homem que avançou contra ciclistas é condenado por tentativa de homicídio em Cascavel/PR

O Tribunal do Júri de Cascavel condenou um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2016. Ele avançou com o carro contra um grupo de ciclistas, tendo atingido continue lendo…

Leia mais

Por que o atropelador da ciclista Marina Harkot precisa ser condenado com rigor

Por Nabil Bonduki. Nos sete primeiros meses de 2021, o número de ciclistas que morreram nas ruas de São Paulo aumentou 52% em relação a 2020. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), 13.718 ciclistas foram a continue lendo…

Leia mais

Ciclistas vítimas de atropelamento convivem com a sensação de impunidade

Acidentes de trânsito que envolvem carro e bicicleta têm crescido nos últimos meses. Na comparação com alguém que trafega em  automóvel, quem anda de bicicleta tem oito vezes mais risco de morrer em uma colisão. As continue lendo…

Leia mais

Motorista que atropelou e matou duas mulheres em ciclofaixa em Joinville responderá por homicídio

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou, na tarde desta quarta-feira (3/11), com ação penal contra o motorista que, supostamente embriagado, atropelou e matou duas ciclistas que trafegavam sobre uma ciclofaixa no Município de continue lendo…

Leia mais

Marina Harkot: Caso de ciclista morta em SP terá 1ª audiência em novembro

A Justiça marcou para o dia 24 de novembro, às 13h30, a primeira audiência de instrução presencial sobre o caso da ciclista Marina Harkot, atropelada e morta na zona oeste de São Paulo, em novembro continue lendo…

Leia mais

Família de vítima da queda da Ciclovia Tim Maia receberá indenização de 1,3 milhão

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o pagamento de uma indenização de R$ 1,32 milhão a parentes do engenheiro Eduardo Marinho de Albuquerque, que morreu no desabamento de um trecho continue lendo…

Leia mais

Ministério Público do Amazonas quer segurança e direitos de ciclistas no sistema de mobilidade urbana

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realiza, nos dias 11 e 12/08, debate virtual acerca do uso de bicicletas no sistema de mobilidade urbana de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas tragados por buraco em rodovia de SC serão indenizados pelo Estado, garante TJ

Mãe e filho que andavam de bicicleta e foram tragados por um buraco, na rodovia SC 302, na região do Contestado, serão indenizados pelo Estado em R$ 10 mil – este valor deverá ser corrigido com juros e correção monetária. Além continue lendo…

Leia mais

Não é piada: presença de ciclista na via é direito garantido por lei; veja

Por Diego Salgado. É corriqueiro na rotina de um ciclista a seguinte situação: um motorista impaciente pede passagem na faixa lateral de uma via com pista dupla. De maneira incompreensível, essa situação perigosa e desagradável continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 7