Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

COMO MONITORAR O EXECUTIVO FEDERAL

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

União de Ciclistas do Brasil pede mais incentivo ao uso da bicicleta durante pandemia

Diversos países adotaram medidas de incentivo ao modal com criação de ciclovias temporárias no combate ao coronavírus Entidade que representa ciclistas de todo o Brasil, a UCB, divulgou nota pública em favor da mobilidade por bicicleta durante Pandemia no país. O documento conta com a assinatura de 22 organizações que atuam em parceria com a continue lendo...…

Leia mais

Aprovada medida provisória que amplia prazo de Planos de Mobilidade Urbana Fonte: Agência Senado

Com 74 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, foi aprovada em sessão deliberativa remota do Senado nesta segunda-feira (27) a Medida Provisória 906/2019, que prorroga os prazos para que as prefeituras elaborem Planos de Mobilidade Urbana (PMUs). O Senado acompanhou a posição da Câmara dos Deputados, que tinha aprovado o texto na noite da continue lendo...…

Leia mais

“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”

“O  espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 milhões em obras de duplicação de rodovias, construção de viadutos e pavimentação. No mesmo período, o investimento no metrô foi continue lendo...…

Leia mais

“Florianópolis 347 anos: pedalando rumo à mobilidade”

“Clima agradável, belos cenários, qualidade de vida. Esses são apenas alguns fatores que fazem de Florianópolis uma cidade com grande potencial para o uso massivo das bicicletas como meio de transporte no dia a dia. Una isso ao trânsito tradicionalmente caótico e aos custos de se ter um carro: temos uma boa condição para a implementação de formas continue lendo...…

Leia mais

“Assembleia aprova lei que prevê infraestrutura cicloviária em obras do estado do Paraná”

” A Assembleia Legislativa aprovou, em redação final, o projeto de lei nº 295/2019, assinado pelos deputados Goura (PDT) e Paulo Litro (PSDB), que altera e revisa os objetivos da Lei estadual nº 18.780/2016, que instituiu a Política de Mobilidade Sustentável no Paraná. Segundo os autores da lei, o objetivo da medida é fortalecer, incentivar continue lendo...…

Leia mais

“Câmara de SP aprova projeto que regulamenta serviços de entrega por bicicleta”

” A nova política diz que bicicletários públicos ou privados não podem proibir o estacionamento de bicicletas ou triciclos de cargas. As estruturas públicas devem ainda garantir espaço para guardar bolsas e mochilas térmicas dos ciclistas. Já os prédios privados que tiverem bicicletários devem permitir o uso para parada rápida, no horário comercial, de entregadores. continue lendo...…

Leia mais

“Manaus, a cidade proibida para bicicletas”

” 2020 traz consigo a agenda eleitoral. Devemos desde já começar a trabalhar nossas escolhas a partir de nossas perspectivas e anseios enquanto cidadãos. Esse trabalho envolve avaliar pessoas e suas gestões. Daí porque é inevitável fazer uma retrospecção da gestão do atual prefeito. Na questão do direito constitucional ao transporte e falar de transporte importa em continue lendo...…

Leia mais

Quantidade de ciclistas em Niterói triplicou em 5 anos

O dado é do programa Niterói de Bicicleta. ___ Leia a matéria completa em sua publicação original. Veículo: Niterói de Bicicleta Data de publicação original: 12/02/2020 Endereço: https://www.facebook.com/NiteroiDeBicicleta/photos/a.722200451129828/3384943131522200/?type=3&theater

Leia mais

“Pesquisadores indicam investimentos em ciclovias para melhorar saúde pública”

” Muitas mudanças podem acontecer em uma cidade que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte. Apesar de não ser viável a todos os moradores, os benefícios proporcionados pelo veículo não motorizado atinge a população de maneira geral. Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia, nos continue lendo...…

Leia mais

Uso de bicicleta pode reduzir em R$ 34,4 milhões gastos do SUS em SP

Pesquisa indica que transporte mais saudável garante menos internações. A expansão do uso da bicicleta poderia reduzir os gastos com saúde pública e até impulsionar a economia da capital paulista, segundo estudo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). A Pesquisa de Impacto do Uso da Bicicleta na Cidade de São Paulo estimou em continue lendo...…

Leia mais
1 2