Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

COMO MONITORAR O EXECUTIVO FEDERAL

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as vias, a dinâmica não é exatamente a mesma de nossa vida pré-pandemia. Os dados apresentados por instituições públicas e privadas continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante

Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a cidade mais ciclável do País. Basta tentar pedalar pelo Recife que a realidade se escancara. Na cidade, a bicicleta continua continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade

Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo dos automóveis – também chamado de Zona Azul – para políticas cicloviárias (Lei 10.752). Exclusivamente para as bicicletas. Seja para continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina também – deu um salto na infraestrutura viária voltada para as bicicletas. A cidade está repleta de ciclofaixas. Por toda continue lendo...…

Leia mais

Artigo: Chegou a hora das bicicletas

Luis Antonio Lindau Recentemente um comercial foi proibido na televisão francesa por “descreditar o setor automobilístico” e “criar um clima de ansiedade”. Nele, um carro de luxo refletindo imagens que evocam congestionamentos, acidentes e poluição do ar derrete e se transforma em uma bicicleta. No slogan: é hora de viajar no futuro. Várias cidades no continue lendo...…

Leia mais

Prefeitura de Lisboa dá reembolso de 500 euros para compra de bicicleta; faixa de carro e vagas viraram ciclovia

O transporte por bicicleta ganhou incentivo do município de Lisboa, capital de Portugal. Quem mora ou trabalha na cidade pode ganhar um reembolso de até 500 euros (cerca de R$ 3 mil) caso compre a bicicleta nas lojas credenciadas. O programa prevê uma verba de 3 milhões de euros. A ideia é incentivar o deslocamento continue lendo...…

Leia mais

A mobilidade urbana como ferramenta de justiça social

A mobilidade urbana está relacionada com o deslocamento das pessoas e ao direito à cidadania e, juntamente com a acessibilidade, desempenha papel fundamental na promoção da igualdade social. Uma cidade mais justa deve estar acessível a todos os cidadãos, independente da raça, gênero ou classe social. A Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovada em 2012, continue lendo...…

Leia mais

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, são realizadas obras mais icônicas, que chamam mais atenção e podem ser vistas de longe, tais como grandes alças viárias continue lendo...…

Leia mais

Semana Nacional do Trânsito 2020

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito continue lendo...…

Leia mais

Sistema Cicloviário de Emergência

O nosso problema é a “emergência”. Várias cidades no mundo entenderam a importância de fortalecer o Sistema Cicloviário, pois as pessoas precisam circular, trabalhar e principalmente evitar as aglomerações que são fatos nos transportes coletivos. Estivemos em reunião na Secretaria de Transporte levando Planos e diretrizes que já deveriam ser implantados desde 2012, e a continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4