Monitoramento do Poder Executivo

O Poder Executivo (nas esferas federal, estadual e municipal), através de seus órgãos (ministérios, secretarias, autarquias, empresas públicas etc.) elabora e executa o orçamento e administra a sociedade por meio de políticas públicas (com seus programas, planos e ações, sempre respeitando a legislação) e também pode baixar Decretos e propor Leis.


MONITORAMENTOS DO EXECUTIVO

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre políticas públicas do Poder Executivo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Executiva da UCB

Monitoramento e intervenção sobre políticas públicas federais do GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre políticas públicas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


DICAS E ORIENTAÇÕES

Como monitorar o Executivo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas federais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar, entre outros, os seguintes meios:

COMO MONITORA OS EXECUTIVOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS

Para levantar e acompanhar informações sobre políticas públicas estaduais e municipais e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados às políticas federais: serviços de Transparência e de Ouvidoria dos governos estaduais e municipais e de suas secretarias, sendo exemplos Estaduais:

COMO USAR A LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

A Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011) é um mecanismo imprescindível para a obtenção de informações, as quais são fundamentais para embasar petições e outras ações a respeito de políticas públicas.

A seguir, algumas orientações sobre a utilização da LAI:

Notícias relacionadas

Prefeitura de Fortaleza comemora 1 milhão de viagens do Bicicletar realizadas em 2021

O recorde é alcançado pela primeira vez em menos de um ano. A Prefeitura de Fortaleza comemora, nesta terça-feira (30/11), a marca de 1 milhão de viagens realizadas pelo Bicicletar, entre janeiro e novembro de continue lendo…

Leia mais

Selo Bicicleta Brasil vai premiar ações que estimulem o uso do transporte cicloviário no País

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou uma iniciativa para estimular a implementação de projetos de infraestrutura cicloviária pelo País. Para tanto, foi instituído o Selo Bicicleta Brasil, destinado a continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo: projeto de base comunitária promete movimentar o turismo cultural em Lauro de Freitas, Bahia

O projeto Cicloturismo de Base Comunitária promete movimentar setores de cultura, turismo, economia, esporte e lazer do município de Lauro de Freitas. Com uma proposta de promoção de desenvolvimento sustentável, geração de renda e valorização continue lendo…

Leia mais

No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

A bicicleta é o principal meio de transporte do estudante e professor de natação Atilio Felipe Olegini da Silva desde 2018. Diariamente ele pedala, em média, de quatro a seis quilômetros para se deslocar entre a casa, o trabalho e continue lendo…

Leia mais

Niterói vai implantar Selo Amigo da Bicicleta para comerciantes

Nessa semana (21/10) tivemos a oportunidade de participar de um encontro voltado aos comerciantes da cidade de Niterói (RJ) para apresentação de mais um projeto do programa Niterói de Bicicleta. O Selo Estabelecimento Amigo da continue lendo…

Leia mais

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Fortaleza inicia projeto de lazer e inclusão com bicicletas adaptadas

Sentir o vento bater no rosto ao experimentar ou reviver a prática simples de pedalar. Essa experiência será possível com o projeto Bike Sem Barreiras, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal continue lendo…

Leia mais

Transformar energia em deslocamentos verdes

Entrevista com Suzana Nogueira. Quando um deslocamento depende da energia do indivíduo com a ajuda de equipamentos não motorizados ou mesmo sem ela, estamos falando de mobilidade ativa. Caminhada, andar de bicicleta e outras são continue lendo…

Leia mais

Secretaria de Trabalho dará curso para ciclistas entregadores

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal anunciou que fará um cadastramento dos trabalhadores ciclistas de aplicativo de entregas na capital para qualificação, treinamento e doação de equipamentos de proteção individual (EPI) continue lendo…

Leia mais

Governo Federal lança Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Dados sobre vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, acidentes e multas de trânsito nas cidades brasileiras. Essas e outras informações estão no Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), ferramenta lançada nesta semana continue lendo…

Leia mais
1 2 3 11