Monitoramento do Poder Judiciário

O Poder Judiciário (nas esferas federal, representada pelo Supremo Tribunal Federal; estadual, representada pelos Tribunais Estaduais; e municipal, representada pelos juízes), a quem cabe exigir a aplicação dos direitos civis, é o guardião das leis e decide sobre infrações e conflitos legais.

Sua importância, para a ciclomobilidade, reside no fato de ser a instância final de decisões sobre a ação fiscalizatória e punitiva dos órgãos de trânsito, sobre contestações de políticas públicas e sobre o descumprimento de leis pelo Poder Executivo.


MONITORAMENTO DO JUDICIÁRIO PELA UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do seu GT Jurídico, executa as seguintes ações a respeito do poder judiciário:

  • Monitoramento de jurisprudências: reunião de decisões judiciais sobre assuntos relacionados à ciclomobilidade para embasar ações judiciais por parte de interessados
  • Consultoria legal: respostas a questionamentos realizados por associados/as da UCB sobre qualquer tema legal (a depender da capacidade de atuação dos voluntários do GT Jurídico

CONTEÚDO SOBRE JUDICIÁRIO E JUSTIÇA NO OBSERVABICI

Os temas Judiciário, Justiça e Jurisprudência constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE JUDICIÁRIO

INSIRA JUDICIÁRIO

Notícias relacionadas

Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito é lançado oficialmente nesta quinta-feira

Com o intuito de promover melhorias no trânsito e mobilidade no País, o Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito(IBDTrânsito), instituição sem fins lucrativos que promove a defesa do Estado Democrático de Direito de Trânsito, representando continue lendo…

Leia mais

GDF terá que indenizar pessoa que caiu em tampa de bueiro

“É dever do Estado restaurar e fiscalizar os locais de passagem de pessoas, para garantir segurança e acessibilidade aos transeuntes.” Esse foi o entendimento do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal continue lendo…

Leia mais

Justiça converte em preventiva prisão de autuado por atropelar ciclistas

A Justiça converteu em preventiva a prisão de Aziel Pereira de Souza, autuado por, em tese, conduzir veículo sob influência de álcool e não prestar, na ocasião do acidente, socorro às vítimas. A decisão foi continue lendo…

Leia mais

Justiça exclui qualificadoras de motorista que matou ciclistas em Joinville; veja o que muda

Mais de sete meses se passaram desde que o motorista Carlos Batista Bento atropelou e matou duas ciclistas no bairro Jardim Paraíso, em Joinville, Norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu no dia 22 de continue lendo…

Leia mais

Justiça condena DF e Novacap a indenizar ciclista que caiu em boca de lobo

O Distrito Federal e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) foram condenados a indenizar por danos materiais um ciclista que caiu em uma boca de lobo aberta e não sinalizada, na Asa continue lendo…

Leia mais

Comissão aprova aumento de pena para homicídio no trânsito contra pedestre ou ciclista

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que aumenta a pena para o homicídio culposo no trânsito contra pedestre ou ciclista. O texto altera o Código de Trânsito continue lendo…

Leia mais

Câmara de vereadores não pode regulamentar uso de bicicletas elétricas em município

A Constituição Federal estabelece como competência privativa da União legislar sobre trânsito e transportes. Esse entendimento foi adotado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo para anular uma lei de Andradina (SP), de iniciativa parlamentar, continue lendo…

Leia mais

Caso Marina Harkot: Justiça de SP decide levar motorista que bebeu, atropelou e matou ciclista a júri popular por homicídio

A Justiça de São Paulo decidiu levar a júri popular por homicídio o motorista do carro acusado de beber, dirigir em alta velocidade e atropelar e matar a ciclista Marina Harkot . O empresário José Maria da Costa Júnior, de continue lendo…

Leia mais

A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão

Assim é Brasília – Por David Duarte. A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão. Lentidão da justiça retroalimenta cometimento de crimes no trânsito.

Leia mais

Motorista que atropelou e matou ciclistas em SC é preso no interior da Bahia

O motorista acusado de atropelar e matar duas ciclistas em Joinville (SC) foi preso nesta terça-feira (11) na Bahia. O atropelamento aconteceu em outubro e quatro dias depois ele teve a prisão preventiva decretada, mas continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 7