Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


INSCREVA-SE PARA PARTICIPAR DO CADASTRO

O Observatório da Bicicleta instalará, na próxima fase de seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas mais completo e estruturado.

Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário a seguir.

CONHEÇA E ASSOCIE-SE À UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é formada por Instituições de Ciclistas nestas duas categorias:

  • Associadas Instituições Atuantes: instituições de ciclistas com a finalidade principal de promover a ciclomobilidade e que desejam compor a Assembleia Geral da UCB
  • Associadas Instituições Apoiadoras: instituições de ciclistas de qualquer finalidade e instituições de outros ramos de atuação (ecologistas, comunitárias etc.) que desejam apoiar as finalidades da UCB, mas que não desejam compor a Assembleia Geral da UCB

Notícias relacionadas

“Bicicleta post Covid”

“Nuestro activismo histórico por la movilidad no contaminante, nos obliga abordar el tema en esta etapa crucial para la humanidad. Hemos tenido que caer al fondo con la pandemia para entender a la naturaleza y dejar que funcione sin alteraciones antrópicas. El escenario post Covid, más allá de la crisis global que genera, constituye una continue lendo...…

Leia mais

Portugal: “Associação apresenta plano ao Governo para apoiar uso da bicicleta”

“A Associação Pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI) apresentou ao Governo um plano de medidas para apoiar e estimular o uso dos modos ativos de deslocação como meio preferencial de transporte, após o período de confinamento, foi hoje anunciado. “O período de confinamento e estado de emergência permitiu-nos, entre todas as dificuldades, assistir como seriam continue lendo...…

Leia mais

“Petição online pede ciclofaixas provisórias durante pandemia, em Curitiba”

“Uma petição online está reunindo assinaturas para que seja feito um pedido à Prefeitura de Curitiba para a construção de ciclofaixas provisórias pela cidade durante a pandemia causada pela Covid-19. Segundo a petição, o momento representa mudança em vários aspectos, inclusive, a maneira de transitar pela cidade. Além disso, cita que cidades em todo o continue lendo...…

Leia mais

“Coletivo de ciclistas percorre São Paulo levando kits de higiene para população de rua”

“O coletivo Bike System, criado há cinco anos para pensar a mobilidade urbana e levar música de graça para as ruas, se prepara para distribuir kits de higiene para a população em situação de rua. A equipe sai protegida com aventais recebidos como doação, máscaras e luvas. Nas ruas o clássico de Arnaldo Antunes popularizado continue lendo...…

Leia mais

Observatório reúne informações sobre coronavírus e mobilidade por bicicleta

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) apresenta uma situação nova e desafiadora para toda sociedade, tanto para enfrentar o seu desenvolvimento quanto para a busca de transformações sociais que deixem a sociedade menos vulnerável para eventuais reincidências. Entretanto, a crise afeta a sociedade de maneira distinta, a depender da classe social, gênero, ocupação e condição física, continue lendo...…

Leia mais

Bike Arte Gira leva diversão e lazer para o Heliópolis

Quase duas mil pessoas tiveram um dia de lazer, no domingo (29), quando o programa “Bike Arte Gira” fez um pit stop em Heliópolis. A rua Coronel Silva Castro foi tomada pela população local, entre 11h e 19h, que promoveu uma festa gratuita, com patrocínio do Uber e apoio da subprefeitura Ipiranga, Unas e Conifa. continue lendo...…

Leia mais

ONG QUER ACABAR COM “CEMITÉRIOS DE BICICLETAS”

Pondo em prática a reutilização consciente, ONG Aromeiazero está dando um belo destino às bikes abandonadas Para a ONG Aromeiazero, que desde 2011 tem recolhido bikes para projetos sociais, dar um novo destino a bicicletas paradas é uma prioridade. Depois de identificar algum desses “cemitérios de bicicletas”, que podem ser o bicicletário de um condomínio, continue lendo...…

Leia mais

Arte urbana, cultura popular e bicicleta mudam a paisagem em São Miguel Paulista

Durante o sábado, 9 de novembro, a Rua Nordestina, localizada no Jardim Lapenna  em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, não teve disputa de carros e motos com pedestres e ciclistas. Desde as 9 horas da manhã, todos os 100 metros que margeiam o Galpão ZL, um centro de empreendedorismo comunitário mantido pela continue lendo...…

Leia mais

ONG retira bicicletas abandonadas para usar em projetos sociais

O instituto promove um curso gratuito na Vila Olímpia, no qual as bicicletas resgatadas servem de material de aprendizado em aulas de mecânica É comum vermos nos condomínios residenciais bicicletários entupidos de bicicletas abandonadas por ex-moradores ou pelo fato do proprietário achar que não vale a pena consertá-las. Mas, para o Instituto Aromeiazero de São continue lendo...…

Leia mais

Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta

A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste ano mostra que do total de deslocamento realizado em automóveis e ônibus na cidade de são Paulo, de segunda a continue lendo...…

Leia mais
1 10 11 12 13