Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Pandemia fez aumentar em 36,9% os deslocamentos com bicicleta em Petrópolis, indica pesquisa

A pandemia da covid-19 mudou os hábitos da população no Brasil e em diferentes locais do mundo. Seja no uso de máscara em locais fechados, seja na higienização das mãos com álcool em gel ou continue lendo…

Leia mais

Em parceria com Aromeiazero, Shopping Campo Limpo promove promove Bazar da Bike

O Shopping Campo Limpo e o Instituto Aromeiazero –organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais – promovem o Bazar da Bike neste sábado, 12 de março, das 10h às continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Portugal lançam manifesto “Mulheres a pedalar: Por uma cidade inclusiva”

Porque acreditamos que as perspectivas femininas da cidade são diferentes e relevantes, neste 8 de Março, um conjunto de mulheres, da MUBi, Bicicultura, Braga Ciclável, Ciclaveiro, CICLODA – Associação Oficina da Ciclomobilidade, Climáximo, Faro a Pedalar, FEMINA, Lisboa e Porto Fancy Women Bike Ride, Mulheres na Arquitectura, Roda dos continue lendo…

Leia mais

Ciclistas fazem protesto em SC após acidentes graves

A noite desta sexta-feira (25) foi marcada em Blumenau por um protesto de ciclistas. Os usuários das bicicletas foram às ruas pedir mais segurança no trânsito e menos violência. A chamada “Bicicletada”, que é um continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Blumenau farão protesto após acidentes com bicicletas

A semana termina com um saldo negativo em Blumenau: dois acidentes de trânsito envolvendo bicicletas. O primeiro ocorreu na terça-feira (22) quando a enfermeira Karen Saori Kakihara foi atingida por uma moto enquanto atravessa a Rua continue lendo…

Leia mais

Projeto usa ciclismo como forma de conhecer Contagem e pressionar prefeitura a melhorar o transporte

Tendência ecológica e saudável para o transporte urbano, o ciclismo encontra dificuldades para se viabilizar enquanto alternativa em várias cidades do Brasil. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto “Dê um Rolê em Contagem” continue lendo…

Leia mais

Conheça o catálogo de fotos vencedoras do Concurso Imagens Cíclicas da UCB

O concurso ‘Imagens Cíclicas’ foi realizado no segundo semestre de 2021. Contou com mais de 140 inscritos, e a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil. O resultado final foi divulgado em novembro. continue lendo…

Leia mais

Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022

.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta.   Quem realiza continue lendo…

Leia mais

UCB lança “Campanha MROSC no Cicloativismo” visando expandir as parcerias entre as organizações locais e o poder público

As organizações da sociedade civil (OSCs) prestam um relevante serviço para a democratização e para a sustentabilidade ambiental e, por isso, necessitam de amplo reconhecimento social, o que inclui o devido respaldo e segurança legal. continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2021: compilação de eventos, notícias e repercussão

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017 . A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 34