Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo

As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…

Leia mais

A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão

Assim é Brasília – Por David Duarte. A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão. Lentidão da justiça retroalimenta cometimento de crimes no trânsito.

Leia mais

Como as grandes cidades monitoram o aumento do uso de bicicletas? Estudo da Ciclocidade te conta

A Ciclocidade lançou nesta quarta-feira, 30 de março, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o caderno “Como grandes cidades do mundo monitoram o aumento de viagens em bicicleta?”. A pesquisa analisou como as continue lendo…

Leia mais

UCB recebe dois “Selos do Programa Bicicleta Brasil” do Ministério do Desenvolvimento Regional

A União de Ciclistas do Brasil recebeu, em 15 de fevereiro deste ano, dois Selos do Programa Bicicleta Brasil concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O primeiro selo foi em função dos Programas, Projetos e continue lendo…

Leia mais

De ‘biciclotecas’ a aulas na escola, um futuro a ser ensinado sobre duas rodas

O vídeo de um comboio de crianças de bicicleta a caminho da escola em Barcelona viralizou nas redes sociais neste ano. Por lá, há algumas “linhas” por vias da vizinhança até a unidade escolar, iniciativa continue lendo…

Leia mais

O que você precisa saber para andar de bicicleta em segurança

Com a alta dos preços dos combustíveis e a crise no setor de transportes públicos, cada vez mais moradores do Rio estão optando pelas bicicletas para se deslocar. O presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo continue lendo…

Leia mais

Pedaleira – Notícias do Observatório da Bicicleta – Exibido em 23/03/2022

O programa Pedaleira traz as principais notícias do Observatório da Bicicleta, com Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum. O programa tem apoio da Bicicletaria Cultural e do Ciclo Iguaçu.  

Leia mais

Quantos ciclistas vão ter de morrer no trânsito da Grande Vitória?

A morte de mais um ciclista, ocorrida na noite da última terça-feira, 15, na capital, somada a outros casos de pessoas que perderam a vida sobre duas rodas, despertou o sentimento de revolta em muitos continue lendo…

Leia mais

DER apresenta projeto para construção de ciclovia na BR-020

Durante reunião realizada no dia 10 de março e  divulgada somente nesta segunda-feira (14/3), o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) apresentou uma proposta de implementação de ciclovia ao longo da BR-020. O projeto continue lendo…

Leia mais

Pedalada Pelada em São Paulo marca noite de protestos

Ato chamou a atenção para a vulnerabilidade dos ciclistas no trânsito, mas também lembrou as mortes de ciclistas ocorridas na cidade. Também conhecida como World Naked Bike Ride (WNBR), a Pedalada Pelada faz parte de continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 34