Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Participe da pesquisa “Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte”

Descrição da pesquisa Esta pesquisa está ligada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da UFMG e tem como objetivo o desenvolvimento de um índice de ciclabilidade com indicadores selecionados a partir da continue lendo…

Leia mais

Candidato quase perde Enem por não achar lugar para bicicleta

Ribeirão Preto foi a cidade escolhida por 9.884 inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a realização das provas a partir deste domingo (21). O estudante Jonatan Gabriel, de 17 anos, chegou em continue lendo…

Leia mais

Paris pretende se tonar a “cidade mais amigável do mundo para bicicletas” até 2026

A prefeitura de Paris anunciou que irá investir cerca de 250 milhões de euros em infraestrutura para bicicletas na cidade ao longo dos próximos anos, melhorando e expandindo a sua já vasta rede de ciclovias com o principal continue lendo…

Leia mais

Estudo demonstra que ciclofaixas da região central de Brusque não são seguras

m diagnóstico da área central de Brusque, os acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, orientados pelos professores Karol Diego Carminatti e Alexssandra Fidelis, analisaram a situação das ciclofaixas do continue lendo…

Leia mais

Um novo olhar sobre o sistema cicloviário

Os enormes desafios gerados pelo crescimento das grandes metrópoles impõem uma visão estratégica alternativa à mobilidade urbana. Por conta disso, em quase todas as cidades sustentáveis do planeta, especialmente em alguns países europeus, como na continue lendo…

Leia mais

Glasgow não tem ciclovias, mas tem cada vez mais `amantes` das bicicletas

Nas estradas de Glasgow, há muitos ciclistas a circularem ao lado dos carros. Principalmente por causa da falta de ciclovias. Ainda assim, é uma tendência que cresce cada vez mais. Glasgow é a cidade que continue lendo…

Leia mais

No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

A bicicleta é o principal meio de transporte do estudante e professor de natação Atilio Felipe Olegini da Silva desde 2018. Diariamente ele pedala, em média, de quatro a seis quilômetros para se deslocar entre a casa, o trabalho e continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre Criação e Regimento Interno das Câmaras Temáticas do Contran

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa “dispor sobre a criação e o Regimento Interno das Câmaras Temáticas vinculadas ao CONTRAN. Ressalta-se que as Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao CONTRAN continue lendo…

Leia mais

Lisboa: manifestação em defesa da ciclovia juntou mil pessoas

Com a vitória de Carlos Moedas nas eleições para a Câmara de Lisboa, a possibilidade de cumprir a sua promessa de acabar com a ciclovia da Avenida Almirante Reis está a indignar muitos utilizadores de continue lendo…

Leia mais

Arapongas cria lei do Sistema Cicloviário

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, sancionou o projeto que cria o Sistema Municipal Cicloviário. A partir de agora, a Lei nº 5.013 vem para contribuir e incentivar o uso de bicicletas para o transporte continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22 43